11/01/2007

Renúncia de Carrilho abre guerra nas hostes do PS

In Jornal de Notícias (11/1/2007)
Ana Fonseca

"O anúncio da renúncia ao mandato de vereador na Câmara de Lisboa, feito ontem pelo socialista Manuel Maria Carrilho, está a provocar mais um braço-de-ferro entre as hostes do PS na autarquia e na concelhia. Em causa está agora a definição da liderança da bancada rosa, um lugar que, minutos depois da declaração de Carrilho, o vereador Dias Baptista mostrou intenção de assumir. Isto apesar de o número dois na lista apresentada ao eleitorado ser Nuno Gaioso Ribeiro, a quem o PS retirou a confiança política, em Outubro, depois de contestar a liderança de Carrilho.

Manuel Maria Carrilho justificou a sua decisão com as dificuldades em dar resposta às funções de vereador e de deputado na Assembleia da República (AR) e na Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus. "As constantes sobreposições de reuniões, sessões e votações dificultaram muito a compatibilização dos dois mandatos" disse, à margem da reunião do Executivo camarário.

Afirmando-se consciente de que a sua decisão foi tomada "num momento grave para a cidade, em que se multiplicam sinais da incapacidade de um executivo sem estratégia nem liderança", Carrilho garantiu que o PS, "com o empenho dos seus eleitos, continuará a fazer uma oposição construtiva e eficaz".

Embora a mais do que previsível saída de cena de Carrilho seja assumida "sem dramas" - como afirmou, ao JN, Miguel Coelho, líder da concelhia socialista -, o mesmo já não se pode dizer em relação à casa a que importa agora pôr ordem. Apesar de Miguel Coelho - que afirmou já ter conhecimento da intenção de Carrilho há sete meses - ter confirmado que Dias Baptista será o líder da bancada do PS, Nuno Gaioso continua a chamar a si a legitimidade do lugar.

Mesmo sem a confiança do PS - que a retirou depois de ter acusado Carrilho de "irresponsável, ausente e displicente" - , Gaioso considera que esta pode ser "uma oportunidade para melhorar a Oposição do PS". Isabel Seabra, independente eleita pelo PS, fez questão de lembrar que "na lista o dois é Nuno Gaioso".

O JN soube que para ontem à noite estava marcada uma reunião da concelhia do PS. O senhor que se segue na lista é Rui Paulo Figueiredo, ex-deputado municipal e assessor do primeiro-ministro."


PF

Sem comentários: