08/05/2008

Painéis de azulejos a saque no Pavilhão Carlos Lopes

In Jornal de Notícias (8/5/2008)
Bruno Simões Castanheira

«Encerramento, em 2003, do pavilhão Carlos Lopes ocorreu devido à necessidade de obras que até hoje ainda não foram realizadas

Um valioso conjunto de azulejos desapareceu, recentemente, do centenário pavilhão Carlos Lopes, situado no Parque Eduardo VII, em Lisboa. O equipamento perdeu uma das raras obras de azulejaria que o artista plástico Jorge Colaço concebeu no início do século XX, situada numa das frentes do edifício. Este é apenas mais um dos roubos de azulejos no pavilhão, que têm estado a saque nos últimos anos.

Fonte da Câmara Municipal de Lisboa garantiu que ainda foram recuperados alguns elementos do painel, tendo a Autarquia optado por reforçar a segurança do equipamento com a colocação de chapas e tapumes. A Polícia Judiciária está a investigar o crime e a GNR reforçou as rondas na área. (...)»

O ridículo mata, e o que se passa no antigo Pavilhão dos Desportos chega a ser caricato. Faz parte do reduzidíssimo lote de equipamentos municipais que, ao abrigo das contrapartidas do casino, serão reabilitados ... havendo até já verba, cativa, à espera de projecto, só que a CML não atou nem desatou durante os últimos anos. Será que está toda a gente à espera que os azulejos desapareçam, ou que o edifício caia?

É uma vergonha!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda hei-de ver um belo hotel ou condominio naquele espaço......