09/05/2008

Uma 'casa da Ásia' em Lisboa

In Diário de Notícias (9/5/2008)
MARIA JOÃO PINTO

«Cavaco Silva enaltece perseverança da Fundação Oriente

A Fundação Oriente fechou ontem um capítulo na sua trajectória de 20 anos, ao cumprir aquele que foi, nas palavras do seu presidente, Carlos Monjardino, "um desígnio desde a primeira hora": a constituição, em Lisboa, de um museu dedicado aos laços que unem Portugal à Ásia.

Foi perante mais de 700 convidados dos meios cultural, político, diplomático, financeiro e empresarial que esse capítulo se encerrou, para dar agora lugar a uma nova página: oficialmente inaugurado, em cerimónia presidida por Cavaco Silva, ao lado do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e do primeiro-ministro, José Sócrates, o Museu do Oriente entra agora na rota dos equipamentos culturais da cidade.

Enaltecendo a "perseverança" com que a Fundação Oriente foi construindo a sua colecção ao longo destas duas décadas, o Presidente da República salientaria também o trabalho de requalificação de património que a instituição acabou por abraçar, ao escolher o "belíssimo edifício, eximiamente recuperado", dos antigos Armazéns Frigoríficos do Porto de Lisboa para acolher essa mesma colecção.

Edifício que, referiu Cavaco Silva, "renasce com uma nova função e uma nova dignidade", para revelar "um notável conjunto de peças de arte que testemunham aquela que foi a primeira experiência de globalização, orgulhosamente levada a cabo pelos Portugueses", e contribuir para o "estreitamento das relações culturais entre o Ocidente e o Oriente", por via da programação do museu.

Esse ponto seria igualmente sublinhado por Carlos Monjardino, ao referir que "o desenvolvimento das relações económicas tem de assentar também, tal como no passado, na arte, na ciência e na cultura". E, nessa medida, disse, "não poderíamos encontrar melhor lugar que este" para instalar um museu desta natureza: junto ao Tejo, onde tudo começou.

O Museu do Oriente abre hoje as suas portas ao público com uma programação festiva que se prolongará pelo fim-de-semana. Sob o título "Festa do Oriente - Venha conhecer o outro lado do mundo", integrará música, danças tradicionais, cinema de animação, visitas orientadas e um conjunto de ateliers e workshops para públicos de todas as idades - Origami, Ikebana, Tai Chi, tradução de nomes para chinês, adivinhação e consulta zodiacal serão alguns deles. Com excepção de Trimurti, peça composta por Mário Laginha para a abertura do museu, todas as actividades têm entrada livre.»

Sem comentários: