25/08/2008

Cais das colunas: (início do) regresso à Baixa


Quase dez anos depois de ter sido desmontado para permitir a construção da estação de metro do Terreiro do Paço, o Cais das Colunas voltou esta sexta-feira ao local de origem. Contudo, os lisboetas só o vêem ainda pela vedação.

A colocação das duas colunas e do pequeno cais de pedra em que assentam foi feita nos últimos dias, mas o aterro que foi ali construído para permitir a obra do túnel subterrâneo junto ao rio - que leva o metro até Santa Apolónia - ainda vai permanecer durante mais alguns meses, bem como o estaleiro ali montado. De acordo com a informação que o metro de Lisboa disponibiliza no local, estes trabalhos deverão ficar concluídos em Novembro e estão orçados em cerca de 937 mil euros.

O regresso do Cais das Colunas ao local de origem, onde foi colocado em finais do século XVIII, era há muito aguardado pelos lisboetas. Em meados deste ano, chegou a motivar uma petição na Internet, actualmente com 1365 assinaturas, apelando ao Governo para que o repusesse de imediato. A garantia do ministro Mário Lino é que a zona ficará igual ao que era antes das obras.
fonte: Jornal de Notícias 25/08/2008

1 comentário:

Paulo Ferrero disse...

Vraiment? É porque se isso não acontecer o Rei Salomão, mais os rapazes de avental desta e daquela loja vão entrar em pânico. Tenha em atenção, Sr. Ministro, isso, s'il vous plait!