08/08/2008

Avenida, noves fora ... nada (4)


Rua Rosa Araújo / Rua Castilho, Nº 15

Pedido de demolição em apreciação: Proc. 1762/EDI/2007. Este é o exemplo acabado da má péssima política de urbanismo da CML ao longo das últimas décadas (Plano de Rebentamento Em Curso?). Trata-se de um prédio magnífico que foi progressiva e sistematicamente abandonado, começando, claro, pelo 'convite' ao abandono dos inquilinos que o habitavam até há poucos anos. Uma vergonha, este caso, a juntar a todos os outros mais recentes, do começo da rua até ao seu topo, na Rodrigo da Fonseca.

2 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

Criminoso! Já não bastam as Avenidas Novas e agora ataca-se até a zona antiga da cidade?!

O departamento de urbanismo da Câmara e o próprio executivo é responsável pela destruição de Lisboa!

O edifício em si não é uma obra de arte, mas nos bairros históricos deve ser preservado o conjunto que estes pequenos imóveis consubstanciam.

Se assim não for, é o fim de todos os bairros históricos da cidade.

Impeachemnt! Já!

FJorge disse...

Este edifício "não é uma obra de arte" mas é uma obra de engenharia muito importante para a cidade: foi um dos primeiros edifícios de habitação a incorporar uma estrutura de ferro (1888); tem ainda a particularidade de expor parte dessa estrutura de ferro na própria fachada (ver o sistema de colunas e arcos de ferro no gaveto) o que constitui um caso raríssimo em Portugal.

Por último, este é o último edifício que resta em Lisboa com as características referidas. Mesmo assim, a CML aprovou a demolição integral do interior quando o valor patrimonial deste imóvel reside precisamente no interior, no sistema construtivo. É lamentável que o Pelouro do Urbanismo tenha uma visão tão superficial da arquitectura, do património. Saber que um dos exemplares mais significativos da arquitectura do ferro da capital está em vias de ser demolido é no mínimo revoltante.

Será que estamos apenas perante mais um caso de ignorância ou de algo mais grave? Corrupção?