20/08/2008

Blogue que retrata o mau estado de Lisboa tem sido grande sucesso entre internautas

in Público, 20.08.2008, por Ana Henriques
Dezenas de imagens de uma cidade onde nenhum lisboeta gostava de viver: uma Lisboa imunda, desmazelada, ao deus-dará

«Chique, chique é Campo de Ourique. As imagens falam por si: há prédios antigos entaipados, lixo a monte acumulado nas ruas, automóveis encavalitados roubando espaço aos peões nos passeios. O quadro é deprimente, mas nada tem de original em relação ao resto de Lisboa. O blogue Lisboa SOS existe há mês e meio para chamar a atenção dos cidadãos para a degradação dos espaços públicos de Lisboa, na qual "muitos lisboetas já nem reparam pela força do hábito". A julgar pelas mais de 400 visualizações diárias das páginas do blogue e pelas apreciações que tem merecido na blogosfera, a aposta está ganha. "Ficámos surpreendidos com o sucesso disto", admite um dos seus quatro autores, que, tal como os restantes parceiros, defende ferozmente o seu anonimato. Porquê? "Não temos quaisquer intenções obscuras, este é um blogue de intervenção cívica completamente apartidário. Mas não queremos protagonismos", justifica. A maioria das fotografias publicadas é tirada por esta equipa, que inclui dois docentes universitários da área das Ciências Sociais e Humanas e uma mulher com experiência na área da fotografia. Também há muitos visitantes a enviar os seus contributos. "Infelizmente, vou ter muitas fotografias para mandar", comenta o especialista em Ciência Política Pedro Magalhães, no seu blogue Margens de Erro.

A ironia e o choque são as principais armas do Lisboa SOS, que tanto publica séries de retratos de degradação com a simples menção do local fotografado como inventa histórias mirabolantes a propósito das situações encontradas. Da Tapada à estaçãoVale a pena ler o post do passado domingo Tumultuosa reunião da Junta de Freguesia dos Prazeres, uma comédia publicada no domingo passado a propósito do abandono a que chegou a Tapada das Necessidades, com estátuas decapitadas, janelas escaqueiradas e edifícios esventrados. Há imagens que são sentidas como um verdadeiro soco no estômago. É o caso de uma porta lateral da estação ferroviária de Santa Apolónia onde dormem sem-abrigo, à mistura com sacos de lixo. Alguém chegou mesmo a baptizar o local escrevendo na parede "Hotel Paludismo".

O jornalista Pedro Rolo Duarte escolheu no mês passado o Lisboa SOS para blogue da semana. "Imagens, dezenas de imagens da Lisboa onde nenhum lisboeta quer viver: degradada, suja, absurda, ridícula, alarve, esquecida, pobre, perdida", descreve. "São sequências de fotografias alucinantes - dos prédios devolutos aos maltratados, de monumentos de arquitectura arruinados pelos ares condicionados ou pela sujidade, dos perigos que espreitam nas ruas aos absurdos mais estranhos e inesperados", acrescenta. A imundície que grassa em muitos pontos da cidade é alvo de especial atenção, tal como os tags, os rabiscos grafitados que se abateram sobre a cidade inteira.E qual tem sido a reacção das entidades oficiais? Os autores do blogue afirmam não saber ao certo, até porque muitos dos problemas retratados nas páginas do blogue estão sobretudo relacionados com a chocante falta de civismo de quem habita na cidade. Mas o certo é que os grafitti que conspurcavam a estátua de S. Vicente, no Largo das Portas do Sol, e o Ministério das Obras Públicas, na Rua de São Mamede ao Caldas, foram limpos depois de terem sido mencionados no blogue Lisboa SOS.»

Foto: "espaço público" na Praça do Chile, exemplo de Lisboa SOS

2 comentários:

Anónimo disse...

Pena que o blogger do Lisboa SOS, no alto do seu anonimato, e sua ignorancia, não tenha percebido ou sequer investigado, sobre quem é a tutela do espaço da Tapada das Necessidades. Não tendo percebido que apenas a portaria( e bastava ter lido a placa) está a cargo daquela autarquia. tendo estado nos ultimos anos sob gestão da estaçao Florestal Nacional, parte do MNA. Estranha-se inclusivé que não tenha mencionado o verdadeiro "Presidente" que tem o seu gabinete na Tapada: O Dr. Jorge Sampaio. pena que esse blog não sirva para defender a fruição publica de espaços como a tapada! Algo que o MNE não pretende. Não merece tanto destaque!!!

HOMOSAPIENS disse...

Um dos velhotes a dizer para o outro.

O compadre que belo graffiti ai ao vosso lado aaaaahhhhhhh!!!

Sim,sim e uma bela obra contemporânea no chao, esta cidade esta mesmo muito bem tratada.