07/10/2009

Carta de uma munícipe: «...de largo, o Calhariz só retém o nome»




«Exmo. Presidente António Costa,

Tal como muitos outros espaços públicos de Lisboa, de largo, o Calhariz só retém o nome. Quem trabalha e vive nesta zona da cidade sabe muito bem que o antigo largo não funciona. Impõe-se uma revisão do actual modelo de infraestrutura viária e estacionamento.

Ponto de encontro do Bairro Alto, Chiado e Bica, o Largo do Calhariz é um dos mais fervilhantes espaços públicos do centro histórico de Lisboa. A circulação de pessoas é intensa, tanto de dia como de noite. No entanto, fácilmente verificamos que o largo está subdimensionado para o intenso tráfego de peões.

Com a abertura do novo silo de automóveis, na Calçada do Combro, esperávamos da CML uma remodelação do Largo do Calhariz, através do urgente alargamento dos passeios, acabando com as faixas de rodagem ocupadas com meia dúzia de lugares de estacionamento (que foram criados sacrificando passeios!). A plantação de árvores de sombra completaria esta visão de largo mais amigo dos peões e do ambiente que se deseja para o futuro.

Que o bom trabalho realizado recentemente no Largo Trindade Coelho seja repetido, muito em breve, no Largo do Calhariz.

Com os melhores cumprimentos,

Maria João Bernardo»

Nota: Carta enviada, no passado dia 7 de Setembro, ao Presidente António Costa, Vereador José Sá Fernandes e Junta de Freguesia de Santa Catarina. Apenas o presidente já acusou a recepção da carta desta munícipe. As imagens são nossas e, embora de 2008, continuam actuais.

8 comentários:

Carla Madeira e Irene Lopes disse...

Informo que a zona em causa se refere à Junta de Freguesia da Encarnação, embora também estejamos preocupados com a situação. A separação das duas Freguesias é feita pela R. da Rosa. Do lado do Minipreço é S. Paulo.Portanto, o Lg do Calhariz é partilhado por 3 Juntas de Freguesia
Aqui está o exemplo de utilidade de uma Associação de Freguesias que recebesse meios e competências da CML para actuar com mais ediciência no espaço Público.
Por outro lado não demos conta de qualquer comunicação à Junta de Santa Catarina sobre este assunto.
Irene Lopes
(Pres. J. Freg. Sta. Catarina)

Nuno Loureiro disse...

Tenho umas fotos um pouco mais reveladoras do que é o largo do Calhariz:

http://www.flickr.com/photos/nunoloureiro/2387543310/in/set-72157604379674910/

http://www.flickr.com/photos/nunoloureiro/2421378613/in/set-72157604379674910/

http://www.flickr.com/photos/nunoloureiro/2562356216/in/set-72157604379674910/

http://www.flickr.com/photos/nunoloureiro/2586211873/in/set-72157604379674910/

Anónimo disse...

Um exemplo da Responsabilidade Social de algumas empresas.

R Dias disse...

Boa carta!

FJorge disse...

Tenho a informar que esta munícipe enviou uma exposição sobre este assunto para a CML já por duas vezes (a primeira foi em Outubro de 2008 no âmbito do Orçamento Participativo). De qualquer forma irei dar conhecimento à munícipe de que deverá enviar a carta também para as outras juntas de freguesia que partilham a gestão do Largo do Calhariz.

E esperemos que os diversos executivos das juntas de freguesia ponham de lado as questões partidárias e trabalhem em conjunto para o bem comum. O Largo do Calhariz está uma vergonha, é urgente requalificar o espaço público.

pvb disse...

Por falar em largos, hé tempo que gostaria de saber se existe algum tipo de intervenção para o Largo Bordalo Pinheiro que está uma autêntica selvajaria em termos de estacionamento e trânsito automóvel? Já enviei vários pedidos de informação à CML mas nada !

Anónimo disse...

Enquanto Lisboa andar cegamente atarefada a gastar milhões na construção de parques de estacionamento, que nada mais são que apenas uma ilusão, haverá muitos largos como o do Rafael Bordalo Pinheiro ou do Calhariz.

Os nossos autarcas não percebem que nunca haverá lugares suficientes para a actual procura (a procura é que é o problema).

Xico205 disse...

As escolhas são opção de cada um. Tem é que haver oferta para cada escolha.

Eu escolho ou não consumir droga, mas não critico quem vende nem que compra porque cada um sabe de si, se não for por droga é por alcool que estragam a saude! Quem não ganha dinheiro a vender droga, ganha a roubar, antes prefiro que vendam droga e não chateiem.

Eu escolho cortar o cabelo no barbeiro ou em casa com uma maquina comprada no chines, mas não me ponho a criticar que existam barbeiros, assim como o barbeiro não tem que criticar o chinês vender máquinas.
Com os parques de estacionamento é a mesma coisa quem não quiser não os use, mas não chateie porque cada um sabe de si.