11/11/2009

Um milhão de euros para dar mais luz ao Natal de Lisboa


In Diário de Notícias (11/11/2009)
por DANIEL LAM


«Só hoje é que a proposta de adjudicação para instalação das iluminações de Natal na cidade de Lisboa vai ser submetida à reunião de câmara, mas os trabalhos já decorrem no terreno desde Outubro para ficarem concluídos até domingo. As luzes custam 1,077 milhões de euros, mas consomem "muito pouca energia", garantiu ao DN o administrador da empresa Castros Iluminações Festivas, Jorge Castro.

Sublinhou que este "é um projecto ecológico, com dois milhões e 300 mil lâmpadas, todas de baixo consumo. Totalizam 330 quilowatts por hora, o que é muito pouco, tendo em conta este elevado número de lâmpadas".

Jorge Castro revelou que a temática deste ano é "A luz está em ti" e haverá "uma instalação interactiva, em que as pessoas tocam e fazem mudar as cores das luzes".

Essa peça vai ficar no Largo do Camões. "É o coração da cidade, com oito metros por oito metros, que bate, representando o Bairro Alto. Tem iluminação de fibra óptica, o que é uma novidade em termos tecnológicos, e é esteticamente muito bonito", salientou.

"Nas outras zonas da cidade, cada uma terá uma cor do arco-íris para se criarem ambientes diferentes", referiu o administrador.

Segundo explicou, "tudo tem de ficar pronto até domingo, porque, embora ainda não haja uma data definida para ligar as luzes, isso deverá acontecer entre os dias 15 e 20 deste mês".

Além de Lisboa e Porto, a empresa de Jorge Castro também instala iluminações de Natal um pouco por todo o País, como, por exemplo, em Cascais, Almada, Vila Real de Santo António, Maia e em muitas outras localidades. E já ultrapassou fronteiras. O mesmo administrador revela que este ano as iluminações de Natal da cidade de Londres, no Reino Unido, também são da sua responsabilidade.

A sua empresa iniciou esta actividade em 1921, dedicando-se também a iluminações para festas, feiras e outros eventos, "mas no Natal é quando há mais volume de trabalho", confessou ao DN. "Nos últimos 20 anos, o volume de negócio e de trabalho tem estado sempre a crescer. E agora já estamos a entrar mais no mercado estrangeiro", concluiu.

O agrupamento que ganhou o concurso para instalar as luzes de Natal em Lisboa é formado por JCDecaux Portugal e pela empresa Castros Iluminações Festivas.

A Árvore de Natal Zon já está quase a ficar concluída no cimo do Parque Eduardo VII, mas já não é a mais alta da Europa porque teve de ficar mais baixa devido ao tráfego de aviões na área, soube o DN junto de fonte ligada ao projecto.

Mesmo assim, tem 44 metros de altura e é bem visível de vários pontos da cidade. Começou a ser construída a 19 de Outubro e tudo tem de ficar pronto até dia 29 para ser inaugurada entre as 20.30 e as 21.00. Essa festa será marcada com um espectáculo de pirotecnia, com música e fogo-de-artifício.

A árvore tem 1,625 milhões de microlâmpadas distribuídas por quase 130 quilómetros de cabos eléctricos e vão estar acesas todos os dias, entre as 17.30 e a 01.00, até 6 de Janeiro de 2010.

Esta obra de peso soma 217 toneladas e envolve cerca de 40 pessoas, implicando mais de 4700 horas de trabalho, revela fonte da Zon. Tem 1035 metros quadrados de cenário repartidos em 96 painéis que pesam 15 toneladas. Tudo isto obriga a recorrer a uma grua móvel de 40 toneladas.

Os cenários são da autoria de Abel Gomes, cenógrafo português que vive no Brasil e já trabalhou para a Rede Globo, assinou cenários de grandes concertos, como os dos Rolling Stones, e vários eventos no Brasil, como a Fórmula I e a visita do Papa.

Ao lado da árvore, a tenda Zon Kids promove festas infantis de entrada gratuita nos três primeiros fins-de-semana de Dezembro.»

...

Esperava que este ano seja o princípio do fim das banalidades e abusos, mas parece que ainda não é desta, pelo menos no que toca ao bom gosto das decorações. Lá teremos que levar com os artefactos de gosto duvidoso (mínimo) dos últimos anos, mais a árvore gigantona e tudo o resto.

Só espero, realmente, que aberrações abusadoras do espaço público como aquelas que se efectuaram nos últimos anos, com publicidade a automóveis, bancos, operadoras de telemóvel, bem como aquela "cena" totalmente kitsch montada pela Misericórdia em pleno Rossio TENHAM ACABADO!

4 comentários:

mike disse...

caro Paulo Ferrero,

Não o conheço pessoalmente mas sigo à muito tempo aqui o blog e permita-me que lhe diga que as suas opiniões nos últimos tempos têm começado a resvalar para um fundamentalismo totalmente gratuito.

Então nos últimos dias tem sido crónico: ontem atacou a carris com uns juizos de valor altamente desenquadrados, hoje as luzinhas de Natal. Qual é o mal das luzinhas de Natal? É que este ano nem sequer houve menção à publicidade camuflada como no ano passado...

Ou simplesmente não gosta de iluminações de Natal?

RF disse...

Essas acções tiveram a vantagem de não custar 1 milhão de euros, que não abundam pela CML.
Agora pelos vistos já há dinheiro outra vez...

Anónimo disse...

Realmente...mais valia este milhao ser utilizado para recuperar uns quantos edificios devolutos. Que puzessem umas luzinhas na Rua Augusta e mais nada!

Anónimo disse...

É como ir para a rua de brincos mas sem sapatos!