08/11/2010

Lisboa alarga recolha selectiva porta a porta

In Público (8/11/2010)

«A freguesia de São João de Deus e parte da freguesia de Alto do Pina (zona do Areeiro e urbanização das Olaias), em Lisboa, passam hoje a integrar o sistema de recolha selectiva porta-a-porta de papel e embalagens. No total já estão incluídos 7600 fogos e 700 edifícios de serviços e o Instituto Superior Técnico. No bairro do Arco do Cego, o novo sistema só arranca na próxima segunda-feira.

Com mais este alargamento, são já 37 as freguesias que estão parcialmente incluídas neste sistema de recolha, o que representa cerca de 87 mil edifícios em toda a cidade.

Os serviços da Câmara de Lisboa estão a colocar em cada edifício os contentores de tampa amarela para deposição de embalagens e de tampa azul para o papel. As alterações implicam a retirada de 32 contentores de papel e embalagens da via pública, onde vão ficar quatro ecopontos subterrâneos e vidrões.

A recolha do lixo indiferenciado passa a ser feita às segundas, quartas e sextas-feiras. A recolha selectiva das embalagens é feita às terças e sábados e a recolha do papel é às quintas-feiras, a partir das 23h00. M.S.»

...

Estou curioso em ver o que vão fazer aqueles moradores (e são muitos) que costumam colocar o saquinho Pingo Doce cheio de lixo nas caldeiras das árvores, conspurcar o passeio em volta dos ecopontos com lixo em sacos, etc.

3 comentários:

Julio Amorim disse...

Pois, pois....esse é o problema que a CML não pode resolver! Em Benfica ainda há gentinha que manda o saquinho....da varanda

Xico205 disse...

Esses moradores passam a deixar o saquinho à porta de casa, já não têm que se deslocar até à arvore. Ou então como ninguem quer lixo à porta do predio, passam todos a pôr os sacos do lixo junto ás arvores, que afinal é isso que a camara quer ao acabar com os ecopontos.

Filipe Melo Sousa disse...

Que sistema mais ineficiente. Vai resultar em duas coisas:

1) Avultados custos de recolha e de pessoal para recolher saquinhos

2) Os moradores não vão ter onde colocar o lixo, e as ruas vão ficar muito mais porcas