02/12/2010

Moradores dizem que obras da CRIL estão a afectar habitações


In Sol Online (2/12/2010)

«Os moradores de Santa Cruz de Benfica acusam a Câmara de Lisboa de «abandonar os seus munícipes» ao ignorar os impactos da obra final da CRIL, que, segundo os habitantes, está a afectar a «estabilidade estrutural das habitações».
De acordo com o representante da comissão de moradores Jorge Alves, vários proprietários de moradias contíguas ao local onde está a ser construído o sublanço Buraca - Pontinha da CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa) queixam-se de que a cedência dos terrenos tem provocado abatimentos e rachas nas paredes, inclusive com mais um centímetro.

Ana Paula, que reside a menos de 40 metros das obras, na Rua Comandante Augusto Cardoso, contou à agência Lusa que as fissuras começaram a surgir nas paredes da sua casa em 2009.

Entretanto, chegou a estar sem água num anexo devido a um «abatimento do terreno em cerca de 20 centímetros», a ver os candeeiros a abanar, como num «autêntico tremor de terra», e a ter loiça partida.

Já apresentou uma queixa, contactou a Estradas de Portugal e o empreiteiro, a Bento Pedroso, mas «a resposta foi de que as obras não têm nada a ver com as fissuras».

Ainda assim, diz que alguns vizinhos estão numa situação «muito pior».

Para tentar encontrar uma solução e salvaguardar os interesses dos habitantes, a comissão de moradores quer ter, com urgência, uma reunião com a autarquia, que pedirá hoje ao presidente António Costa numa reunião descentralizada do executivo.

Jorge Alves defende que a Câmara de Lisboa tem uma grande responsabilidade, até porque a obra teve o aval do antigo presidente Carmona Rodrigues (PSD).

Agora, com o PS na presidência, o representante considera que o executivo de António Costa se isentou das suas obrigações: «Embora consciente de que este projecto era uma aberração, aceitou-o como um facto consumado».

A comissão não entende como o município não actua, «desculpando-se de esta ser uma obra do Governo», quando um dos seus vereadores, Fernando Nunes da Silva (independente eleito na lista do PS), considerou o projecto «um crime».

Na opinião de Jorge Alves, «se um responsável político diz que todo o processo é um crime» então é necessário que a câmara tome uma posição.

«Caso isso não aconteça vamos avançar com queixas-crime», adiantou.

Lusa / SOL»

8 comentários:

Xico205 disse...

Estes quando não têm nada para se queixar inventam (os aldrabões dos moradores duma rua do Bº Sta Cruz cujas traseiras dão para a CRIL).

Mas tendo em conta que a Estradas de Portugal pagou o realojamento de 50% do PER da Amadora e demoliu e indemnizou os residentes dum predio na Venda Nova e fez obras noutro, é muito provavel que faça as obras nas casas danificadas caso tenham mesmo sido danificadas.
Estes residentes é que de vez enquando gostam de dar nas vistas e ir para os jornais mostrar que existem.

Anónimo disse...

Eu moro nessa rua e a minha casa foi uma das que viu o "quintal" reduzido a metade.

Pelo menos na minha casa não vejo qq alteração decorrente da obra. O que não vejo e foi prometido era uma reestruturação das traseiras da casa. Esperemos que até ao final da obra isso aconteça.

Numa coisa o Xico tem razão. A comissão moradores tem sede de protagonismo...Há vinte anos os actuais mentores da comissão nada fizeram e quiseram saber. Agora é que se lembraram.

Xico205 disse...

Quintal esse, que tinha sido ampliado ilegalmente, não se esqueça de contar essa parte. Se não acredita peça na câmara a planta do lote.

Anónimo disse...

Oh Xico deixe-se estar no seu cantinho e não fale do que não sabe...

O que deixei de ter ou passo a ter apenas a mim me diz respeito. Obviamente que a EP pagou indemnizações a todos os moradores pela propriedade que era deles. Não se aflija que não recebemos nem mais um tostão. Se alguns ampliaram ilegalmente o terraço não generalize para todos.

O XICO tem a mania que sabe tudo, mas sabe que já nem dá vontade de lhe responder, é o mesmo que bater a mortos...

Anónimo disse...

O "Ladrão" anónimo das 6:41 PM, é um dos que cresceu o seu quintal sobre os terrenos municipais quando as barracas foram abaixo... por isso mesmo é Anónimo!

D-E-S-C-A-R-A-M-E-N-T-O

Anónimo disse...

Claro que o xico sabe tudo sobre todos os quintais de Lisboa
Sabe tudo sobre todas as ruas
Todos os prédios
Todos os transportes
Todas as leis
Tudo, tudo, tudo
E como é que este tipo que conduz camião e sabe tanto ainda não foi às presidenciais é que me admira

Xico205 disse...

Secalhar o Xico nunca vai chegar a ser presidente da câmara, primeiro porque não está interessado em ser uma figura publica, segundo porque não tem cartão de nenhum partido apesar de simpatizar mais com uns do que com outros, e terceiro porque não tem pais ricos nem tios influentes para lhe meterem a cunha.

Quanto ao Xico conduzir camiões, só o faz quando algum dos seus amigos motoristas de pesados lhe empresta um camião ou autocarro para as mãos para o Xico fazer uma das coisas que mais gosta. Não é essa a minha actividade profissional. Já foi, mas actualmente não é. O Xico entretanto tornou-se doutor e mudou de profissão. Mas quem sabe se um dia não volta a exercer a profissão de motorista. O bichinho mora cá, e o que há mais para aí é doutores a exercer a profissão de motorista. Mas digo que foram muito bons tempos, um recem encartado, pagaram-lhe para fazer uma das coisas que mais gosta=))) e uma profissão que não causa tanto stress como a que o Xico tem atualmente. Atualmente tem que tomar decisões rápidas e acertadas que podem envolver custos. A profissão de motorista é cansativa mas uma vez o dia de trabalho acabado não se pensa mais nisso, está feito aquele dia, o proximo há de ser diferente. Vai-se para casa descontraidamente sem pensar em decisões dificeis e trabalhos complicados que se tem que fazer.

Quanto ao Xico saber tudo, o Xico não sabe tudo, só sabe o que se torna publico ou o que os seus muitos amigos que trabalham nas mais variadas areas lhe contam, e o Xico como tem boa memória, fixa as coisas.
Peço desculpa pelo off topic.

Xico205 disse...

O Jorge Alves já apareceu bastante na tv a fazer campanha autarquica pelo Bloco de esquerda, logo é normalissimo que conteste toda a obra de qualquer outro partido.

O homem está contra por estar contra, seja o que fôr. Se fizerem A, ele acha que B é que era bom, se fizessem B, A é que era bom.

É um idiota que só numa democracia da treta é que tem direito a protagonismo na comunicação social, porque a comunicação social adora encher as paginas com entrevistas a idiotas destes.

O homem está interessado na CRIL para alguma coisa? Ele sempre se mostrou contra a construção da CRIL porque ficou sem o quintal ocupado abusivamente. Esquece-se é que se a CRIL nunca tivesse sido prevista ainda hoje lá tinha as barracas dos ciganos nas traseiras e tambem não tinha o quintal maior! Até porque quem fez o realojamento não foi a CM-Amadora mas sim a Estradas de Portugal, porque se estivessem à espera da CMA nem daqui a cem anos havia CRIL.