02/12/2010

Percurso pedestre inaugurado hoje convida a conhecer a biodiversidade de Lisboa

In Público (2/12/2010)
Por Inês Boaventura

«O caminho circular com cerca de 14 quilómetros une 18 pontos de interesse, da frente ribeirinha a Monsanto, nos quais podem ser observadas várias espécies de fauna e de flora

Conselhos da CML

O Jardim de Vasco da Gama (em Belém), com as suas laranjeiras-azedas, araucárias, melros-pretos e abelhas-melíferas, é o ponto de partida da Rota da Biodiversidade, que hoje é inaugurada pela Câmara de Lisboa. Trata-se de um percurso com cerca de 14 quilómetros, entre a zona ribeirinha e o Parque de Monsanto, que pretende contribuir para dar a conhecer a biodiversidade da capital.

Este trajecto circular, que pode ser feito a pé ou de bicicleta e ao longo do qual foi instalada sinalética para apoio aos utilizadores (indicando os caminhos certos e errados e as mudanças de direcção), integra 18 pontos de interesse. Em cada um, há espécies de fauna e de flora que podem ser observadas, conforme os interessados poderão constatar nos painéis informativos colocados no local.

Essa e outras informações estão também patentes no Guia de Campo, que está disponível para ser descarregado no site da Câmara de Lisboa, tal como um conjunto de fichas das aves, dos mamíferos, dos répteis anfíbios e da flora. José Sá Fernandes, vereador do Ambiente e Espaços Verdes, caracteriza esta rota como um "percurso "ilustrado" que ligará o Tejo a Monsanto, local que é o maior repositório de biodiversidade do município, habitat de centenas de espécies animais e vegetais".

Com a inauguração deste caminho, a autarquia pretende, como explica o vereador no Guia de Campo, "transmitir mais conhecimento, mas também dar aos lisboetas um novo caminho, ou melhor, uma nova forma de passear em Lisboa". Já Maria da Luz Mathias, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fala do projecto como "uma valiosa contribuição para a divulgação da riqueza natural de Lisboa, associada ao não menos rico património cultural e histórico da cidade".

A professora acrescenta que, "considerando a diversificada malha urbana de Lisboa, espera-se que a Rota da Biodiversidade venha a ser reproduzida num futuro próximo noutras áreas da cidade, contribuindo para a divulgação da até agora tão pouco conhecida biodiversidade de Lisboa". Segundo Sá Fernandes, na cidade existem 100 espécies de aves, seis de peixes, quatro de anfíbios, 12 de répteis e 18 de mamíferos, além de várias espécies de artrópodes (grupo que inclui insectos e aranhas). Quanto à flora, são 123 as espécies de árvores, arbustos e herbáceas identificadas.»

5 comentários:

A.lourenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A.lourenço disse...

Deixo só aqui o comentário que fiz aquando da inauguração da semana passada:

Uma boa noticia, sem dúvida.Para quem gosta de andar a pé ou de bicicleta ,para quem gosta de ir para Monsanto e tem medo de se perder tem agora um caminho devidamente assinalado, relativamente fácil e bem delineado.

Tenho duvidas é que este percurso , por si só, seja um contributo para o aumento da Biodiversidade em Monsanto. Excelentes contributos seriam o abandono definitivo de projectos tão acarinhados pelos espaços verdes, e pela CML em geral, como a transformação do Panorâmico de Monsanto num mega-quartel de bombeiros e protecção civil, excelente contributo seria a inversão na redução das fronteiras do parque como aconteceu recentemente com as obras da REN, sem estudos credíveis,que reduziu o parque em milhares de metros quadrados e abateu centenas de árvores. Contributo sério para a Biodivesidade seria uma regulamentação de um transito completamente inadequado para o local ,seria acabar de vez com mega-festivais, seria que não se abatessem injustificadamente árvores , seria que se acabasse de vez com o campo de tiro que funciona ilegalmente há mais de três anos.Isto sim seriam bons incentivos para o aumento da Biodiversidade na cidade e em Monsanto.

Esperemos que esta inauguração,bem como alguma reflorestação que vem sendo feita ultimamente, sejam o início de uma mudança e que finalmente Monsanto seja alvo de uma política para a sua valorização, que tanto contribuirá para um aumento da qualidade de vida dos Lisboetas.

Nota: Quanto ao percurso apenas um reparo: Não se compreende que a grande maioria das fotografias constantes dos painéis de informação não sejam do Parque mas sim de outros lugares, bem distantes.

Anónimo disse...

Então as corvinas mailas ameijoas e as ostras, não há?

Anónimo disse...

"Com a inauguração deste caminho, a autarquia pretende, como explica o vereador no Guia de Campo, "transmitir mais conhecimento, mas também dar aos lisboetas um novo caminho, ou melhor, uma nova forma de passear em Lisboa"."


Bastava que tirassem os carros de cima dos passeios para dar aos lisboetas uma nova forma de passear em Lisboa.

Anónimo disse...

esta é mais uma daquelas SÁFERNANDEZADAS. na afobação de mostrar obra, só faz coisas de cácárácá. o que dizem acima sobre monsanto é a mais pura das verdades.