05/03/2012

Túnel do Marquês esteve fechado no sábado mas lixo continua acumulado



A falta de limpeza surpreendeu os responsáveis da câmara
Por Luís Filipe Sebastião in Público

Trabalhos de manutenção incluíam limpeza e reparação de equipamentos. Autarca não percebe como é que a via permanece suja 


O túnel do Marquês esteve fechado no sábado para "obras de manutenção", provocando o caos nas saídas e entradas em Lisboa pelas Amoreiras, mas o lixo acumulado ao longo dos últimos meses na infra-estrutura rodoviária subterrânea parece que veio para ficar. Sarjetas entupidas com terras e folhas, tampas de jantes e bocados de cartão de diversos tamanhos, de tudo um pouco permanece nas centenas de metros, nos dois sentidos, que ligam o Viaduto Duarte Pacheco à Avenida Fontes Pereira de Melo.
Uma nota da Câmara de Lisboa informou, na sexta-feira, que iria proceder-se "ao encerramento total do túnel do Marquês de Pombal", entre as 8h e as 20h de sábado. O fecho, explicou ontem o vereador das Infra-estruturas Viárias, Fernando Nunes da Silva, destinou-se a "limpezas, devido à acumulação de lixo na via" e "à reparação de equipamentos de sinalização e de controlo de poluentes", trabalhos que "só podem ser executados com o túnel fechado ao trânsito".
Para o efeito, a Polícia Municipal barrou as entradas do túnel, do lado da Auto-estrada 5 (Lisboa-Cascais) e na envolvente da rotunda do Marquês de Pombal. A ausência de informação nos pórticos do túnel, levando a que muitos automobilistas só demasiado tarde se dessem conta do encerramento da travessia subterrânea, ficou a dever-se, esclareceu o vereador independente, à necessidade de se desligar a central de comando para reparação dos equipamentos.
No entanto, após o túnel reabrir, as duas vias em cada sentido continuavam pejadas de bocados de cartão, restos de tampões de jantes e pequenos montículos de terras e folhas. Algumas sarjetas permanecem entupidas, dificultando o escoamento de águas em caso de uma inesperada chuvada. Confrontado com este cenário, Nunes da Silva estranhou que o túnel continuasse sujo e garantiu que iria "averiguar" por que razão os sistemas de escoamento de águas não foram limpos.
Questionado sobre a sujidade, o assessor do vereador do Ambiente Urbano, José Sá Fernandes (independente), frisou que, "por uma questão de segurança, a limpeza só pode ser feita com o túnel fechado ou condicionado", mas não dispunha de informações por que motivo os detritos se mantêm na passagem inferior após o encerramento durante 12 horas no sábado. José Sá Fernandes, antes de aceitar ser candidato à autarquia, promoveu uma acção popular contra as condições em que a câmara liderada por Pedro Santana Lopes (PSD) lançou o projecto de construção do túnel.
Fernando Nunes da Silva também participou nessa acção e garante que, por causa disso, a segurança do túnel saiu reforçada. A conclusão da saída para a Av. António Augusto Aguiar, adianta o autarca, "está em fase de acabamentos". Esta obra, iniciada em Março de 2010 e que era para ficar concluída em Janeiro passado, deve ficar pronta em breve.

Sem comentários: