28/05/2012

And the beat goes on ...

“Não é assim que se aproxima o campo da cidade”, observa o arquitecto paisagista Ribeiro Telles, que apoiou a candidatura de Sá Fernandes à Câmara de Lisboa".




Megapiquenique no Terreiro do Paço 
Este ano, o megapiquenique promovido pelos supermercados Continente é feito na praça mais nobre de Lisboa: o Terreiro do Paço. 
 Ana Henriques in Público

Abrilhantado uma vez mais pelo cantor Tony Carreira, o evento está marcado para 16 de Junho e propõese transformar o local numa quinta gigante, com canteiros de produtos hortícolas e animais. A organização está a cargo dos supermercados do grupo Sonae, de que o PÚBLICO faz parte, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e a Confederação dos Agricultores de Portugal. Trata-se da terceira edição do megapiquenique, que começou no Parque Eduardo VII em 2010 e se realizou no ano passado na Avenida da Liberdade. Os constrangimentos do trânsito a que obrigaram os preparativos do evento no ano passado naquela artéria fizeram chover críticas. Os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa rotularam o piquenique de “megaoperação de marketing”, por entenderem que serviu mais para promover a marca do que para destacar a produção nacional, como havia sido anunciado. E aprovaram uma moção acusando a autarquia de “secundarizar os interesses da cidade em prol do impulso publicitário a uma marca”. Já o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, preferiu destacar as contrapartidas dadas pelo Continente ao município no âmbito da iniciativa: arranjo dos jardins da avenida e entrega de cinco toneladas de produtos frescos a instituições de solidariedade.
A realização do piquenique deste ano na praça mais nobre de Lisboa promete voltar a dar que falar. “Não é assim que se aproxima o campo da cidade”, observa o arquitecto paisagista Ribeiro Telles, que apoiou a candidatura de Sá Fernandes à Câmara de Lisboa. “Este tipo de iniciativas só serve para esconder os verdadeiros problemas: o abandono da agricultura, em especial no Norte do país, das terras férteis e o despovoamento das aldeias, bem como a transformação dos terrenos agrícolas em floresta industrial monoespecífica.”

O evento tem início marcado para as 10h, prolongando-se até às 21h. O anúncio promocional do piquenique mostra patos, porcos e pessoas envergando trajes regionais a desembarcarem num cacilheiro no Terreiro do Paço.

---------------------------------------------------------------------------------------------
As fotos foram acrescentadas ao artigo do Público.
António Sérgio Rosa de Carvalho


2 comentários:

Anónimo disse...

A localização vai ficando cada vez pior.

No Parque Eduardo VII ainda era a menos má.

O Terreiro do Paço tem uma dignidade que devia correr de lá com folclores deste tipo. E, além disso, foi reabilitado para quê?

Anónimo disse...

Agora imaginem só o que diria a gentalha que manda na CML, a começar pelo Zé, se uma coisa destas acontecia no tempo de Santana Lopes (por quem, diga-se de passagem, não tenho a menor simpatia).