24/05/2012

Requiem por uma coluna de iluminação histórica!

Ao fim de quase dois séculos, a última coluna de iluminação do séc. XIX foi retirada da Praça do Comércio. Porquê?

Fotos: FJ

11 comentários:

Anónimo disse...

uma vergonha, é o país q temos. a camara n quer saber, as pessoas encolhem os ombros, a comunicação social nao espalha este tipo de noticias e o quem deveria proteger o patrimonio sinceramente n sei o q está a fazer.. N somos europeus mesmo

BRUXA disse...

Porque o "manda-chuva" da Camâra, só aprecia o que é "novo". Assim se vai aos poucos e poucos destruindo o Património Cultural!

Anónimo disse...

venham os holofotes da caparica!

João Silva disse...

Não é mais prudente fazer a pergunta: "Será que estes candeeiros satisfazem as necessidades que a praça em si actualmente precisa?". Eu penso que não, e por um lado fizeram bem em retirar estes candeeiros da praça, neste momento não se enquadravam com o novo pavimento e provavelmente com as futuras explanadas que ali se irão encontrar, não estou a dizer deste modo que os actuais candeeiros que aí se encontram sejam os mais indicados, mas sejamos sensatos, a dimensão dos candeeiros que foram retirados em nada satisfazem as necessidades actuais daquela praça.

Anónimo disse...

Caro João Silva,

não será antes que o novo pavimento e as esplanadas como o são hoje não combinam com os candeeiros e com a própria praça?

Anónimo disse...

A Camara de Lisboa não quer saber de nada, é ver como está a cidade de Lisboa, descaracterizada, suja, desarrumada, etc e os jornalistas andam preocupados em dar as mesmas notícias durante 1 mês de coisas absolutamente desinteressantes não fazendo qualquer tipo de investigação e só se importando com as fofocas dos políticos e dos jornais, etc...até enjoa! Um país onde nada se passa e o que se passa não vale nada!

Anónimo disse...

Que falta de imaginação...
Ninguém percebe que esta coluna depois de restaurada irá provavelmente para: Madrid, Paris ou mesmo China....

Julio Amorim disse...

O anónimo das 1:14 pode ter razão !
Aos poucos vamos desprezando o bom da nossa cultura....outros aproveitam o nosso desleixo.
Com o clima que temos devíamos exportar tomate, alface, fruta !?
Mas não....exportamos oliveiras milenárias.

vasco disse...

Tenho cá vindo pouco a este blog, não pela sua falta de qualidade, antes pelo contrário, mas porque me lembra sempre ...o que nós afinal somos.
E ó Sr.João Silva, então os candeeiros têm que bater com o novo pavimento, mas o novo pavimento não tem que bater com o que lá está há 200 anos?
a ideia de que o antigo já não serve as necessidades "modernas" é coisa mesmo...moderna. resta-me suspirar a tristeza fora e voltar ao trabalho.
Bom restod e dia a todos

Anónimo disse...

o novo pavimento? E a nossa calçada portuguesa já não serve para nós, mas serve para outros países!

Anónimo disse...

O sofistidcados candeeiros colocados no Terreiro do Paço são um verdadeiro atentado ao Monumento Nacional, tal é a calssificação da Praça. Durante anos este blog e alguns jornnalistas têm vindo a chamar a atenção para o ali se tem feito. A opnião dos munícipes e de outros cidadãos qualificados pouco interessam aos autracas de Lisboa. Para o ano há eleições, é preciso ineventar obras "modernas". Esperemos que na hora de votar as pessoas pensem no que foi só fachada. Naturalmente os que fizeram as obras e forneceram os materias estarão sempre de acordo. Os que pagam as taxas e os impostos pouco interessam!!!
J Honorato Ferreira