24/05/2012

Avenida da Liberdade - alargament​o dos passeios e alterações de circulação

Chegado por e-mail:

«Exmos. Senhores,

Verifico com preocupação que estão em vias de fazer alterações na Avenida da Liberdade no sentido de reduzir os índices de poluição na zona.

Desta vez a proposta é alargamento dos passeios e alterações de circulação.

De facto, trabalhei muito perto da Avenida da Liberdade durante muitos anos e passo lá muito frequentemente e acho que a dimensão dos passeios é mais que razoável.

Acresce que todas as alterações de passeios na baixa de Lisboa, têm resultado em substituição da calçada portuguesa por feias placas de mármore rapidamente encardido (veja-se Terreiro do Paço e Rossio). Se há característica bonita da nossa cidade é a calçada portuguesa!!!

O pouco que viajei na Europa deu para verificar que a bicicleta é um meio muito utilizado. Aqui, desde que dessem condições de circulação seguras, não duvido que também seria, tanto mais que os passes estão caríssimos.

Muitas vezes, enquanto esperava pelo autocarro na Avenida, à noite, via passar ciclistas no passeio, porque a circulação na Avenida não era segura.

Proponho portanto que, sem nenhuma alteração nos passeios actuais:

-Se criem ciclovias na Av. da Liberdade, devidamente delimitadas de forma a não ser possível a sua utilização por nenhum carro.

-Se mantenham os sentidos do trânsito na Avenida.

-Se criem condições mais seguras para a circulação de cegos nessa zona (muito perto da Avenida existe uma associação de cegos).

-Se criem zonas seguras de estacionamento das bicicletas, com as barras próprias para as poder segurar.

Com os melhores cumprimentos

Elsa Maria de Almeida Figueiredo»

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa observação sobre a imbecil destruição da calçada portuguesa, substituída por placas EM LOCAIS ONDE TAL NUNCA DEVERIA ACONTECER (como é o caso da Avenida da Liberdade) é muito certeira.

Infelizmente, a firma Costa Salgado & Zé está-se marimbando para esses pormenores para eles insignificantes...