28/05/2012

Escaravelho já começou a matar palmeiras do Jardim Tropical .





Exemplares históricos e raros estão em risco


O Botânico Tropical, em Belém, é o primeiro jardim histórico de Lisboa afectado pela praga do escaravelho- -da-palmeira. No final de Março os responsáveis do espaço verde foram obrigados a mandar abater um dos exemplares de palmeira-das-canárias infectados e a proceder ao tratamento de outros. "Com mais de duas centenas de exemplares pertencentes a mais de 20 espécies, a colecção de palmeiras do Jardim Botânico Tropical destaca-se pela sua diversidade e riqueza, sendo alguns exemplares de espécies raras ou ameaçadas", explica a instituição num comunicado sobre o problema. Acresce que parte destes exemplares - é o caso de uma palmeira-das- caraíbas plantada pelo primeiro Presidente da República em 1913 - são susceptíveis à praga.
Por enquanto aparentemente ainda a salvo, o Jardim Botânico da Rua da Escola Politécnica vê, no entanto, o perigo aproximar-se a passos largos. Uma palmeira de um quintal que confina com o recinto, na Rua Nova de S. Mamede, está a sucumbir ao escaravelho, que praticamente não tem predadores naturais nesta região do globo e cujas larvas são particularmente vorazes a alimentar-se do coração da planta. "Lisboa está a perder as suas palmeiras centenárias. Não soubemos prevenir este problema que sabíamos muito bem que iria atingir a capital", avisa a Liga dos Amigos do Jardim Botânico.
Há muitos meses a trabalhar quer para a Câmara de Lisboa, quer para vários particulares no combate à praga, um responsável da empresa Biostasia, Carlos Gabirro, explica que a cidade "está toda afectada, de uma ponta à outra". Quando a parte superior da copa cai e a palmeira fica com ar de guarda-chuva, sintoma inequívoco da presença do escaravelho, é demasiado tarde para a salvar. "Por enquanto, estamos numa altura do ano assintomática", descreve o especialista. "A partir de Agosto/Setembro vai ser o descalabro total", com a revelação dos estragos. Até Janeiro passado tinham sido abatidos 57 exemplares e planeava-se eliminar mais 65.

Sem comentários: