22/05/2012

Lixo no 1º de Maio no centro histórico de Lisboa

Resposta da CML/DHURS (22/5/2012):

Ex.mo Senhor
Fernando Jorge e outros

Em resposta ao e-mail enviado em 03-05-2012 e de acordo com indicação da Divisão de Limpeza Urbana, informamos que a situação exposta por V Ex.a deveu-se com o fato de no dia 01 de Maio (Dia do Trabalhador) não terem sido executadas as habituais acções de limpeza e remoção de resíduos, o que condicionou o estado geral de limpeza. Contudo, a situação já se encontra normalizada.

De futuro, para comunicar as intervenções na via pública, em habitação e equipamentos municipais (ex: uma recolha de objetos fora de uso, a reparação da fechadura da sua casa municipal, uma viatura abandonada ou uma avaria num candeeiro, entre outros), agradecemos que aceda ao portal http://naminharua.cm-lisboa.pt.

Em alternativa, poderá contactar o Balcão Único Municipal através do 808 20 32 32 (de 2ª-feira a sábado, das 8h às 20h) ou dirigir-se presencialmente aos balcões de atendimento do Campo Grande, 25 ou na Rua Nova do Almada, 2 (de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h).
Para pedidos de intervenção com carácter de emergência ou socorro, por favor contate o 808 215 215.


Agradecendo o seu contacto, apresentamos os nossos cumprimentos.

A Equipa de Comunicação

Câmara Municipal de Lisboa
Departamento de Higiene Urbana


...





Exmo. Senhor Presidente,
Dr. António Costa

C.c. Vereador Sá Fernandes, ATL, AML


Vimos pelo presente dar mais uma vez conta a V.Exa. do problema que representa a falta de limpeza da cidade em dias feriados e/ou ao fim-de-semana, sendo que as fotos que junto enviamos são bem elucidativas do estado de coisas em pleno feriado de 1º de Maio.

O problema não é novo e ocorre um pouco por toda a cidade. No centro histórico, contudo, sobretudo na Baixa e no Chiado, tal constatação de facto, traduz a nosso ver, uma total falta de brio da cidade, da CML, não só para quem nela habita mas também para com o grande número de turistas que acorre a Lisboa aos fins de semana, feriados e nos meses de Verão.

É nosso entendimento que a CML tem que saber antecipar os problemas que acompanham o aumento previsto (e desejado) do número de turistas, e que Lisboa não pode estar cronicamente a ter acções reactivas em vez de preventivas, sendo que tal só será possível com um bom planeamento, o que, manifestamente, tarda a ser uma realidade, pese embora toda a publicidade em contrário.

Mais e melhor turismo parece-nos desejável e indispensável. Mas sem lixo nas ruas.

Com os melhores cumprimentos


Fernando Jorge, Luís Marques da Silva, Nuno Caiado e António Branco Almeida





12 comentários:

Xico205 disse...

O quê que isto tem de extraordinário?!!!

Vespera de feriado não houve recolha, e com tanta manifestação é normal ficar lixo.

Se estivessem a trabalhar como eu estive nesse dia, não tinham visto lixo nenhum tal como eu não vi. São é um bando de desocupados.

Anónimo disse...

Passei por todos os locais documentados nas fotos. Verdadeiramente vergonhoso!
É fácil de perceber porque Lisboa não consegue atrair novos moradores...

Paulo Soares

Filipe Melo Sousa disse...

E não se queixem, que na Holanda, onde tanto apregoam que tudo funciona bem a recolha é feita semanalmente na minha zona. Em outras zonas da cidade, a recolha é feita de 2 em 2 semanas. É tão bom guardar os restos de peixe durante 2 semanas na cozinha. Isso sim é de primeiro mundo!

Anónimo disse...

os trolhas do costume, nem os ares nórdicos amaciam os cerebelos empedernidos. metem dó mas também nojo. como o lixo que eles parecem apreciar.
ah, e na Baixa Chiado não houve manifs, e o lixo não é, MANFESTAMENTE, originário de nenhuma delas

Filipe Melo Sousa disse...

caro anonimo, se calhar tenho de explicar de-va-ga-ri-nho como faz o vitor gaspar no parlamento :D

como deve ter entendido, o que afirmei aqui é que os serviços camarários, tanto em lisboa como na holanda pecam por falta de recolha, e por falta de sítio onde colocar o lixo. alguma dúvida? você parece confuso...

Nuno disse...

então e que tal, as pessoas sabendo que não haverá recolha de lixo não o coloquem na rua?!? ou coloquem dentro dos caixotes em vez de colocar no chão? a câmara por muita culpa que possa ter noutras situações não tem culpa da falta de civismo das pessoas.

Filipe Melo Sousa disse...

como o sr anonimo poderá entender, a cozinha de uma residência (nem a sala) não é um armazém de lixo para uma semana ou duas. imagine o que uma família produz num dia.

se calhar, o sr anonimo não tem a sensibilidade suficiente para se aperceber que em condições normais de salubridade, não se deve guardar restos de comida durante uma semana dentro de casa. poderá ter a ver com a maneira como foi educado

Anónimo disse...

Moro em Lisboa e fiquei surpreendido com o que aconteceu na véspera do 1º de Maio.

As regras que são disponibilizadas pela CML indicam que a recolha de lixo não é feita aos feriados e Domingos.
Não mencionam nada sobre vésperas de feriados, o que implica que nas vésperas de feriados/Domingos há recolha de lixo.

O que aconteceu foi que na véspera do 1º de Maio muita gente cumpriu as regras e colocou (correctamente) o lixo na rua nas horas definidas para tal.
Surpreendentemente, os serviços de recolha de lixo não trabalharam na véspera do feriado.

Anónimo disse...

Caro Filipe,

devo supor que esteja a viver na completa imúdície em sua casa?
Diga-me se as ruas das cidades na Holanda estão sujas? Diga-me se cheiram mal? Talvez os seus cidadãos, sabendo quais são as regras da recolha do lixo evitem fazê-lo, comprando produtos frescos evitando embalagens. Na Suiça houve um protesto porque uma notória marca de produtos alimentares decidiu embrulhar desnecessariamente um determinado produto. O que é insustentável é o que refere precisamente: famílias a produzir quilos de lixo diários. Quanto a falar devagarinho, faça-o para ver se no processo se apercebe das enormidades das suas posições e... se envergonha por viver onde há regras e não as querer para o benefício do seu próprio país.

Filipe Melo Sousa disse...

A minha casa tem uma sala de lixo, que se torna desaconselhável nos dias que antecedem a recolha. As ruas não estão sujas durante 6 dias por semana. No dia da recolha, são semelhantes às fotos que aqui postam. Quem é obrigado a guardar lixo durante a semana em casa, calculo que tenha a casa a cheirar mal.

Até tentaria explicar-lhe porque motivo isto tudo não é positivo, mas vejo que devem faltar-lhe bases para entender porque motivo não se deve viver no meio da porcaria.

Xico205 disse...

Que eu saiba, o horário de trabalho quando se inicia em periodo nocturno conta como dia seguinte, logo é na vespera de feriado que se festeja o feriado. É assim em todos os sectores.

Sempre foi assim em Lisboa, não sei qual é o problema do anónimo das 3:53, deve ser mais um a sofrer de autismo e nunca reparou no mundo que o rodeia.

Anónimo disse...

Então a educação da treta da câmara a que temos direito responde ao sr. Fernando Jorge "e outros", assim à lais de "não estou para me incomodar a escrever os nomes dos outros chatos"???

Que cambada inqualificável...