22/05/2012

Aplauso e incentivo à CML pelo novo esquema de circulação automóvel p/Mq.Pomba​l-Baixa!

...


Exmo. Senhor Presidente
Dr. António Costa,


Serve o presente para aplaudirmos as medidas de alteração à circulação automóvel que a CML tem vindo a anunciar para o troço Marquês de Pombal- Baixa (conforme imagem em anexo, difundida pela imprensa, ex. http://expresso.sapo.pt/lisboa-duas-rotundas-no-marques-e-menos-faixas-na-avenida=f727250#ixzz1vUyKIUxg ), e que se prepara para aprovar em Reunião de amanhã, dia 23 de Maio.

Com efeito, é com bastante agrado que, finalmente, assistimos à CML a implementar um conjunto de medidas que vão de encontro ao que vimos preconizando desde há pelo menos 6 anos, como intervenção indispensável à melhoria da qualidade de vida na zona da Avenida da Liberdade à Baixa (conforme consta, por exemplo, em http://cidadanialx.tripod.com/avenida.html).

É nossa convicção que só com fortes medidas restritivas a montante do problema se poderão atenuar os níveis de poluição atmosférica e sonora que subsistem não só ao longo da Avenida mas também na Baixa, resultantes, cremos, da excessiva sobrecarga de trânsito de atravessamento. Julgamos, por isso, que este anúncio, em conjunto com a Zona de Emissões Reduzidas no eixo Marquês de Pombal-Terreiro do Paço consubstancia o que nos parece ser uma boa opção da CML.

Há contudo que apostar forte no uso do transporte público e para isso a CML tem que articular esta intervenção com a Carris, caso contrário tememos pelo pior, i.e., uma nova "Rua do Arsenal"... Há que oferecer mais e melhor espaço público aos cidadãos; com menos poluição, menos ruído e menos sinistralidade. Mais, gostaríamos que as medidas fossem ainda mais restritivas, nomeadamente nas faixas laterais da Avenida da Liberdade.

Tal como, senhor Presidente, será indispensável que a CML intervenha, com o mesmo espírito e a breve trecho, em duas outras situações que consideramos insustentáveis: a Rua de São Bento e, obviamente, o troço compreendido entre a Rua de São Pedro de Alcântara e o Largo Camões, verdadeira chaga "urbano-depressiva" e que foi objecto do nosso contributo a edição anterior do Orçamento Participativo (ver http://cidadanialx.blogspot.pt/2010/10/orcparticipativo2011vote-na-proposta-n.html), aproveitando, aliás, o projecto de reabilitação do espaço público ao Cais do Sodré, e apostando aí na reabertura, que se exige, do E-24.

Com os melhores cumprimentos.



João Mineiro, Miguel Atanásio Carvalho, Fernando Jorge, Paulo Ferrero, António Araújo, Pedro Gomes, João Oliveira Leonardo e Bernardo Ferreira de Carvalho

7 comentários:

Anónimo disse...

ÎSro vai dar buraco. Olhem a Ribeira das Naus. Esperem para ver.

Anónimo disse...

Será o passo mais visível de F.Nunes da Silva?
Mas os transportes colectivos e não queremos dizer públicos, para quando as Contratualizações e a mudança de paradigma?
Os transportes são uma das molas da Economia. Quantos milhões de horas anuais se hipotecam à Economia pelo desperdício em tempo de mobilidade.
Que silêncio das Autoridades Metropolitanas de Transportes?
Nem uma notícia na Imprensa a abordar este imenso tempo de espera pela medidas que mudarão o paradigma dentro da Liberdade, de os transportes colectivos se imporem perante o transporte individual.
É preciso entrevistar F.Nunes da Silva do já foi feito e do imenso que ainda não conseguiu implementar e porquê?
Obrigado e Parabéns ao Blogue.

Anónimo disse...

Pois. Vai ficar tudo fenomenal. A começar pelos 2 parques de estacionamento subterrâneos que vão nascer junto à Av. da Liberdade.

Anónimo disse...

Não é por se tirar vias na liberdade que ela vai perder o transito de atravessamento. Não ha muitas alternativas. Vai haver mais confusão, mais pára-arranca, logo mais poluição.

Anónimo disse...

E qual é a alternativa à Rua de São Bento? Ir dar uma volta muito maior pela Calçada da Estrela, muito mais inclinada e com um piso que envergonharia qualquer CML com vergonha na cara? Subir a inclinadíssima Rua da Imprensa Nacional, também de piso horroroso e onde um veículo mais avantajado já tem dificuldade em passar (ou a entope, quando calha) e quando chove os carros não têm aderência ao piso? Eh eh eh, ideias luminosas não faltam..

Anónimo disse...

O que é que propõem para a Rua de S. Bento? Cambada de alminhas armadas em iluminados...

Rui Ferreira disse...

A rua de São Bento deveria ser de sentido único pois a sua largura não oferece uma capacidade de escoamento de tráfego efectiva. Deveria ser criada uma circular entre o Rato, São Bento, Flores, Politécnica.