19/03/2014

Teatros de Revista em exposição em Lisboa

A iniciativa, que juntará o espólio de quatro teatros num único espaço, partiu da Junta de Freguesia de Santo António.

Por Alexandra Guerreiro, Público de 19 Março 2014



A exposição "Revista ao Parque" será inaugurada no Museu Nacional de História Natural e Ciência, em Lisboa, na próxima semana e contará a história do teatro de Revista. “A grande novidade será a interactividade”, sublinha o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, contactado pelo PÚBLICO.
A Junta de Freguesia vai inaugurar no próximo dia 27 de Março uma exposição com cenários, adereços e fatos usados em peças da Revista para quem quiser vesti-los. O evento prevê ainda a organização de workshops de penteados e maquilhagem disponíveis gratuitamente para o público visitante. “Tínhamos o compromisso de não fechar o teatro ABC e esta iniciativa vai promover este espaço”, explica Vasco Morgado.
Um dos fatos expostos foi usado pelo actor Fernando Mendes no início da carreira. “Eu sou magrinho e mesmo assim o fato não me serve”, brinca o presidente de junta.
A exposição estará dividida em seis contextos, com o objectivo de dar a possibilidade ao visitante de sentir, nem que seja por um bocadinho, que faz parte da Revista e de conhecer os vários teatros. O Parque Mayer é apresentado como um espaço de lazer e os teatros Maria Vitória, o primeiro a ser inaugurado, Variedades, Capitólio e ABC, poderão ser revisitados através de alguns dos cenários que já estiveram nos seus palcos.
A história do teatro de Revista será contada através de fotografias, textos e homenagens a actores de terça a domingo até 27 de Abril. “A segunda-feira é o habitual dia de descanso do artista”, afirma Vasco Morgado.
Depois, no final, a junta pretende levar a exposição para outras freguesias. “Já estamos a tentar que seja colocada noutros locais do país, fazendo uma tournée”, adianta o presidente de junta.
A Revista é um género de teatro popular que apresenta números musicais, de comédia com críticas sociais e políticas. Surgiu em Portugal no século XIX. Mais tarde, em 1922, surgiu o Parque Mayer, onde se reuniam vários teatros e restaurantes, assim como esplanadas, casas de fado, entre outros, que o tornaram um local de boémia incontornável na vida lisboeta. Actualmente, está degradado e três (Variedades, Capitólio e ABC) dos seus quatro teatros estão encerrados e apenas o Maria Vitória continua em funcionamento com a peça "Lisboa Amor Perfeito".


1 comentário:

Anónimo disse...

Meus amigos, sei que este não é propriamente o espaço para isto, mas vou aproveitá-lo para denunciar publicamente uma situação que prejudica todos os cidadãos da cidade de Lisboa.
Após a passagem de responsabilidade de muitas áreas para as juntas de freguesia, muitas ocorrências colocadas na aplicação "A minha rua". do site da CML, são dadas como encerradas, sendo atribuida a responsabilidade da resolução às juntas de freguesia. Deste modo, a CML demite-se completamente de ocorrências que ela própria disponibiliza através desta aplicação. É UMA VERGONHA. A CML NÃO RESOLVEU SITUAÇÕES REPORTADAS HÁ MAIS DE 2 ANOS ESPERANDO QUE A RESPONSABILIDADE PASSASSE PARAS AS JUNTAS, COMO JÁ SE AGUARDAVA! Como as juntas não têm dinheiro, meios ou vontade, os munícipes é que perdem, pois vêm os problemas eternizar-se.