03/10/2014

Estamo vende Convento de Santa Joana por 11,2 milhões


In Público (3.10.2014)
Por Inês Boaventura

«O antigo Convento de Santa Joana, em Lisboa, onde funcionou a PSP, foi vendido pela Estamo por 11,2 milhões de euros, montante quase 2,5 milhões de euros acima do valor de referência definido pela imobiliária de capitais públicos.

Segundo a Estamo, a venda deste imóvel na Rua de Santa Marta foi adjudicada à AM48 Unipessoal Lda conjuntamente com a Hoti Hotéis SGPS, SA e a Lúcio de Azevedo & Filhos, SA, através de um contrato-promessa celebrado no dia 24 de Setembro. Este contrato, acrescenta a imobiliária em esclarecimentos prestados ao PÚBLICO, “foi assinado com a sociedade Residence Convento de St.ª Joana, SA, sociedade anónima constituída pelos proponentes, que já pagaram o sinal de 15% previsto”.

Para o antigo convento existe um Pedido de Informação prévia aprovado pela Câmara de Lisboa, que prevê a instalação de um hotel. Habitação, comércio e serviços são os restantes usos previstos, além de um parque de estacionamento “em dois pisos enterrados”, com uma cobertura “ajardinada”.

A Estamo afirma que a fachada principal do antigo convento, virada para a Rua de Santa Marta, “será recuperada e mantida, admitindo-se a reestruturação dos espaços interiores e o aproveitamento do vão do telhado, salvaguardando, no entanto, os elementos considerados de interesse patrimonial”. Em informação disponível na sua página na Internet, a imobiliária acrescenta que “a fachada interior será redesenhada e acrescida de dois volumes devidamente enquadrados”. »

...

O problema não está na venda nem no hotel mas como por cá a "convivência" velho-novo é sempre de fugir, o problema, dizia eu, vai ser aquele corpo para a Rua Camilo Castelo Branco, que é, simplesmente, atroz (fotos).

2 comentários:

Miguel de Sepúlveda Velloso disse...

Impeça-se. Chegou a hora do Fórum pedir uma audiência exclusiva com o Vassalo e Silva para tratar exclusivamente dos atentados a que está sujeito o património lisboeta

Rui disse...

E para combinar com o bunker (da Tecniarte) que acabaram de destapar no Príncipe Real:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=117970359#post117970359

Tão parecidos que eles são.

Se isto é arte então o ultimo a sair que feche a porta sffv.

O sr. vereador que anda a aprovar estas "coisas" que se demita!
Lisboa agradece!!