18/10/2006

Plano pormenor Palacete Ribeiro da Cunha: qual é a posição do Jardim Botânico?

Enviámos o seguinte pedido de esclarecimentos ao Reitor da Universidade de Lisboa:



Ex.mo Senhor Reitor, Professor Dr. António Sampaio da Nóvoa


No seguimento da fase de consulta pública relativa ao chamado Plano de Pormenor para o Palacete Ribeiro da Cunha, e uma vez que o Jardim Botânico não toma/tomou posição oficial relativamente ao mesmo, vimos pelo presente, enquanto plataforma de cidadãos independentes, empenhados e verdadeiramente interessados em deixar uma Lisboa melhor às futuras gerações, solicitar ao Excelentíssimo Reitor da Universidade de Lisboa uma tomada de posição pública e clara sobre este projecto.

Lembramos que neste projecto se prevê a construção de hotel com 55 quartos, health club, salão de conferências, piscina e estacionamento subterrâneo, em edifício e logradouro cujo valor patrimonial, histórico e ambiental não só é por demais evidente, como o mesmo trará consequências inevitáveis e gravosas para o Jardim Botânico, e para um conjunto de logradouros vizinhos. Trata-se de um projecto perigoso, pese embora o originalíssimo argumento que alguns esgrimam: "um hotel nas vizinhanças trará mais visitantes ao Jardim Botânico"!

Lembramos ainda que em 1971, foi graças a um parecer negativo do Jardim Botânico que se evitou a demolição integral do Parque Mayer e a sua substituição por duas torres de uma conhecida cadeia de hotéis, célebre ao tempo. Como é possível o silêncio, desta vez?

Lisboa precisa de saber qual a posição do Jardim Botânico sobre este assunto! Acordo algum entre o Jardim Botânico e a CML quanto ao fornecimento de água pode justificar a indiferença daqueles responsáveis em relação a este projecto.

Na expectativa de uma resposta, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero (Fórum Cidadania Lx), Carlos Moura (Quercus) e João Pinto Soares (Associação Lisboa Verde)

Sem comentários: