13/10/2006

Lisboa será a próxima cidade europeia a organizar a WaterFrontExpo 2007

"Este é um evento internacional que, através da realização de uma conferência anual, tem por objectivo fazer uma diferenciação positiva às promoções de "frentes-rio", existentes e novas, em todo o mundo, e uma exposição onde as profissões envolvidas no desenvolvimento de "frentes-rio" possam partilhar o conhecimento e promover experiências profissionais.

A AMBELIS candidatou-se, em Setembro de 2005, à organização da WaterFrontExpo 2007, tendo, para isso, competido com diversas agências europeias.
Assim, depois de Londres, Amesterdão, Riga e Glasgow – onde decorre este ano o evento – o Centro de Congressos de Lisboa irá receber, de 2 a 4 de Outubro de 2007, este evento internacional.

O evento foi apresentado no dia 11 de Outubro, nos Paços do Concelho, e contou com as presenças do presidente da CML, Carmona Rodrigues, do presidente da AMBELIS (Agência para a Modernização Económica de Lisboa, AS), João Pessoa e Costa, do presidente da Administração do Porto de Lisboa, Manuel Frasquilho, e do presidente da junta metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto Palácios Carvalho.

A candidatura à organização deste evento, segundo Carmona Rodrigues, prende-se com o facto de "sermos uma cidade onde têm surgido oportunidades de reconversão urbanística em zonas algo degradadas da frente-rio, como a Matinha, Alcântara, o Braço de Prata ou a Docapesca".

A WaterFrontExpo pretende debater temas como a competitividade das cidades, a sustentabilidade, o urbanismo, o posicionamento das "frentes-rio" num mercado global, as parcerias público-privadas, o desenvolvimento financiado atraindo o investimento estrangeiro, a economia e sociedade, a arquitectura nas "frentes-rio" – uma vista geral de tendências, preservando a herança industrial das "frentes-rio", e o papel dos portos e das marinas
."

Isto é tudo muito bonito, mas o que interessa é o que se quer fazer na Matinha, Alcântara, Braço de Prata e na Docapesca ... e na aparentemente (propositadamente?) esquecida zona do Cais do Sodré, onde os mamarrachos inconcebíveis que se pretende fazer nas traseiras do edifício que alberga(va) a hora oficial, contradizem as boas intenções desta conferência de imprensa.

Já agora, S.F.F., a Administração do Porto de Lisboa que encontre verba para pagar a um relojoeiro decente que ponha a funcionar a Hora Legal, que as justificações dadas há semanas são escandalosas!

PF

1 comentário:

José Carlos Mendes disse...

Vá lá. Abaixo a inércia! Com um abraço, desafio cada blog sobre Lisboa a aceitar este desafio:
http://lisboalisboa.blogspot.com/2006/10/blogs-sobre-lisboa-em-frum-uma-ideia.html