25/10/2006

Já não consigo ver a beleza de Lisboa

In Público (25/10/2006)

"No passado dia 18 de Outubro, assisti à colocação de seis cabos de ar condicionado na fachada do prédio pombalino situado na Rua dos Correeiros, 233, que torneja para a Rua da Betesga. Calculo que, muito em breve, irão ser instaladas seis caixas de ar condicionado neste prédio pombalino.
O que é que o Ippar e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) podem fazer para travar este tipo de intervenções desqualificadoras da nossa Baixa pombalina? Não deveria a CML e o Ippar obrigar que a maquinaria de ar condicionado seja instalada nos saguões, por exemplo? Fico muito triste por ver que este tipo de problemas não mostra sinais de abrandar, antes pelo contrário.
Outro problema que eu considero grave na Baixa é o facto de quase todos os prédios estarem a substituir as janelas de madeira por janelas de alumínio pintado. Veja-se o caso recente do prédio da Pensão Praça da Figueira. Não deveria a CML e o Ippar obrigar os proprietários a colocarem janelas de madeira? Parece-me ridículo uma janela de guilhotina pombalina em alumínio pintado!
Concluo que, apesar de tanto se falar em revitalizar a Baixa, em candidaturas à UNESCO, não existem mecanismos essenciais para travar a destruição - como por exemplo a fiscalização, o fazer cumprir a lei!
A minha Lisboa esta cada vez mais feia. Entre tanta degradação e abandono, entre tanta poluição e lixo, entre tantos atentados ao património, já não consigo ver a beleza de Lisboa.
Enquanto cidadã, preocupada com a rápida degradação da Baixa pombalina, pouco mais posso fazer para além da denúncia deste tipo de intervenções ilegais.
Lucinda Augusta Silva
Lisboa
"

1 comentário:

Anónimo disse...

Janelas de alumínio na Baixa Pombalina........que mais se pode
dizer?

JA