19/10/2006

Palacete Ribeiro da Cunha/Apelo aos Deputados Municipais

Ex.mos Senhores

Ainda estamos a tempo de salvar o único conjunto casa-jardim romântico, revivalista e neo-mourisco de Lisboa. o Palacete Ribeiro da Cunha!

Para isso é preciso chumbar o chamado "plano de pormenor" que a CML tem vindo a patrocinar desde 2001 ao promotor, cujo único objectivo é permitir a venda a terceiros de um palacete e de um jardim com projecto de construção aprovado.

Um projecto que, a ser aprovado definitivamente, representará uma grave peda para a cidade de todos nós, quer no que toca à integridade do próprio palacete, como da efectiva manutenção do magnífico e centenário jardim que lhe está anexo; quer no que se refere a inevitáveis danos ao Jardim Botânico (que é monumento nacional e que tem que ter protegido num raio de 50m!), quer no que essa hipotética aprovação representaria em termos de precedente grave para os logradouros vizinhos.

Por isso apelamos ao bom senso de todos vós, Senhores Deputados Municipais, para que leiam o parecer que apresentámos em tempo oportuno à CML (e do qual ainda não obtivemos resposta), em conjunto com a Quercus e a Lisboa Verde (http://patrimoniolx.tripod.com/ParecerRibCunha.pdf); e para que decidam em consciência!

Este conjunto é único em Lisboa ... e no país só há mais dois: Monserrate e a Quinta do Relógio, ambos em Sintra.

NÃO CONTRIBUAM PARA A DESTRUIÇÃO DE LISBOA!
Lembrem-se das gerações futuras!
Contamos convosco para uma cidade melhor!

Obrigado!
Melhores cumprimentos

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostaria de saber em que é que este projecto destrói o Palacete, dito único. Parece-me a mim do que avaliei do projecto que tudo o que é único e precioso deste imóvel é preservado e não destruído como muitos gostam de dizer....sem no entanto fundamentar.
Por uma Lisboa melhor, também é por uma Lisboa mais preservada!!!