12/10/2006

Protesto contra a construção no Cais do Sodré

Carta recebida por e-mail:

"Caros Amigos

É hora de nos mobilizarmos e protestar publicamente contra a construção da Agencia Europeia de Navegação e Segurança Maritima e Observatorio Europeu para a Toxicodependencia, no quarteirão do relógio "A Hora Certa", será iniciado no proximo mes de Novembro um mamarracho de 35.000m2, em dois edificios. Nunca mais, poderemos voltar a ver a colina de São Franciso, as colinas da cidade de Lisboa a cair sobre o Rio Tejo.

A Baixa Pombalina, como todos a conhecemos não ira sobreviver a esta obra, surpreende-me que seja possivel aprovar a Baixa como Patrimonio da Humanidade, com a construção destes edíficios.

Mais não se compreende que o Comissariado da Baixa-Chiado que se propoem defender e revitalizar nao tenham uma palavra de protesto, como o responsavel do projecto urbano Arq Manuel Salgado, ou ainda a Prof Raquel Henriques da Silva que tanto barulho fez quando do estacionamento subteraneo no Largo Barão de Quintela. Mais imcompreensivel quando se pretendem retirar ministerios colocam edificio institucionais que nunca serão usufruidos pelo comum dos lisboetas.

A luta para proteger a Cidade de Lisboa de ataques absurdos vai começar, os maus exemplos sucederam-se, quem não se lembra do Por do Sol da Rua Vitor Cordon, ou do Largo do Chiado ocupado por uma mega boca de metro! Ou ainda a saida da nova estação de metro do Terreiro do Paço que faz obstrução à vistas das arcadas do Terreiro do Paço lado nascente? Porque razão não se construiu quando da catastrofe do incendio no Chiado parques de estacionamento debaixo dos edificios reconstruidos?

Caros Amigos no projecto do Comissariado se propem realizar por 1124milhoes de euros é um desastre senao vejamos. Dos 2,4km entre Cais do Sodré e Santa Apolonia, somente 800metros serão passiveis de passeio ribeirinho. A estação Sulsueste será aumentada e vai ficar maior que o proprio Terreiro do Paço, e no Jardim do Tabaco uma praia de betão para 5 a 6 paquetes (que no fundo são predios de 20 andares em frente a Alfama) atracarem, o revestimento dos predios na Praça da Figueira de azulejos "modernos e em degradé", a realização de escadas rolantes, elevadores e outros meios mecanicos "atraves de edificios" até ao castelo de Sao Jorge.
O Hotel no Terreiro do Paço está localizado no Ministerio da Justiça justamente aquele que é mais antigo em vez de o colocarem do lado nascente mais recente, e que recebe o sol ao fim da tarde, o unico a permitir uma esplanada agradavel ao fim do dia.

Não quero uma visão antiquarista da Cidade de Lisboa mas uma cidade historica habitada.

Filme de terror? E exactamente isto que esta previsto, salva-nos o facto do projecto ser de uma grave utopia, mas foi uma utopia que fez a Expo98 que nos todos ainda estamos e estaremos a pagar por mais 16 anos!!!

Caros Amigos estou totalmente ao Vosso dispor para qualquer intervenção publica contra estes projectos descaracterizadores do nosso patrimonio e da nossa identidade, verdadeiros atentados à Memoria Colectiva. A Baixa Pombalina reflecte a sobriedade e uma equidade social única, da qual me faz ter orgulho de ser Português, quem poderia imaginar que em 1755 são construidas casas onde habitam todas as classes sociais, é de envergonhar os projectos e bairros sociais realizados ao longo do seculo XX.

Sou arquitecto, com mestrado em urbanismo de uma universidade americana, bolseiro da University of Notre Dame, da FCG e da FLAD, e fui professor desta mesma universidade de 2001 a 2003.

Proponho que se mobilize a opinião publica, blogs sobre Lisboa, associações de forma a protestar e impedir a construção destes edificios no Cais do Sodre.

Peço-Vos mais este esforço em nome da Cidade de Lisboa, em nome das geraçoes futuras.

Na esperança de ter despertado a Vossa atenção, aguardo o Vosso contacto, com os meus melhores cumprimentos,

Goncalo M B Cornelio da Silva
"

2 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso o plano que o Cornélio andou a exibir no Expresso era melhor? Queremos na Baixa a ditadura do pastiche? Isso é que é proteger o Património?

Anónimo disse...

Eu gostava de ver o projecto antes de opinar sobre o assunto. Existe algum site onde se possa ver uma maqueta do edificio para a Agencia Europeia de Navegação e Segurança Maritima e Observatorio Europeu para a Toxicodependencia. Sinceramente acho que a zona do Cais do Sodré está a precisar de uma remodelação... Mas mantendo linhas arquitectonicas adequadas ao meio.