27/10/2006

Baixa, uma obra-prima do génio da criatividade humana

In Público (27/10/2006)

"A Baixa Pombalina é de facto uma obra-prima do génio da criatividade humana em todos os aspectos. Eu vivo na Baixa Pombalina e sinceramente não há dia em que eu não me arrependa de tão má escolha. Viver na Baixa é frustrante. É horrível... Talvez porque não tenho criatividade, muito menos génio... Genial é o restaurante no r/c que usa a chaminé do prédio para divulgar a ementa. Todos os dias há peixe frito. Geniais são os trovadores que diariamente apresentam o seu repertório. Seis vezes, no mínimo. Genial é a polícia que diz que até podia enviar um piquete, mas não iria servir de nada. É bom viver sem ilusões. Admiro a criatividade tanto do Departamento de Urbanismo Comercial, que conseguiu fazer desaparecer a queixa que lhes entreguei, como da Divisão de Inspecção e Fiscalização, que me diz que o restaurante funciona de acordo com as normas desde que tenha (e tem) um pedido de licença em apreciação por tempo indeterminado. Criatividade é a recolha selectiva de lixo apenas para estabelecimentos comerciais. Quando o único ecoponto que existe bem longe está sempre cheio, os ignorantes como eu passam a colocar as garrafas de vidro no lixo orgânico... É genial o cheiro das sarjetas entupidas. Mais genial ainda as ratazanas sarnentas que delas saem e entram assim que anoitece. Genial é a simpática oferta de estacionamento a preços reduzidos para moradores da Baixa, onde o mais próximo era no Saldanha. Genial é o prédio das traseiras a cair aos pedaços no saguão, mas com lojas e fachada impecáveis. Vivo diariamente com um cheiro nojento a peixe frito pela casa e tenho que manter portas e janelas fechadas, porque já há muito que não suporto a poluição sonora dos "músicos" de rua. Sempre fiz separação do lixo e agora vejo-me obrigado a meter tudo no mesmo saco. Já estou farto de contactar departamentos com nomes geniais, mas que, na realidade, parece que foram criados para assegurar que os moradores da Baixa se reduzam à sua insignificância de mera subespécie. A única coisa que os mecanismos existentes asseguram aos moradores é a inexistência de qualidade de vida. Nem vou comentar a criatividade usada na reconstrução do prédio onde vivo.... Reabilitação urbana. Candidatura a património mundial. Genial! É degradante viver na Baixa Pombalina... quem me dera ser genial e criativo. Porque se o fosse estava a viver em Londres ou Amesterdão, ou até mesmo em Barcelona.
José Santo
Lisboa
"

Sem comentários: