04/10/2006

A Baixa e a vida "condicionada" no Bairro do Castelo

A vida “condicionada” aqui no bairro do castelo decorre lindamente e quase não há reclamações. Verdade seja dita, a EMEL tem colaborado, mostrando-se suficientemente flexível para não lixar a vida a ninguém. Passei há pouco na Rua dos Bacalhoeiros e fiquei também muito bem impressionado com a nova cara da zona.

Embora a maior parte dos habitantes aqui do castelo esteja radiante com a tranquilidade que agora aqui se vive e disponha de fartura de lugares vagos para estacionar, uma grande parte continua a deixar alegremente o carrito em cima do passeio para não ter o trabalho de fazer uma manobra, ou ter de deixá-lo a mais de 10 metros da porta de casa.

É sintomático. As pessoas não têm qualquer noção do que é o espaço público, nem sequer dentro da própria "casa-bairro". Cumprir o código da estrada ou outra norma qualquer é só quando para quando há um polícia ou vigilante por perto. Daí a dificuldade insuperável em se aplicar a lei ...

Pode ser que um projecto para a Baixa desta envergadura e, ainda por cima tão centralizado, permita fazer uma gestão do espaço público do tipo “centro comercial” com regras estritas e penalizações duras (e correspondentes contrapartidas) .

Luís Pedro Correia

Sem comentários: