26/10/2006

Guerra aberta na maioria

In Sol-Online
Margarida Davim

"Maria José Nogueira Pinto, vereadora do CDS-PP, aproveitou a reunião de hoje da Câmara de Lisboa para atacar o que diz ser «uma falta de respeito» de Paula Teixeira da Cruz, presidente da Assembleia Municipal e líder do PSD- Lisboa. A discussão rebentou logo no período antes da ordem do dia, quando Maria José Nogueira Pinto pediu a palavra para protestar contra a actuação de Paula Teixeira da Cruz, na reunião da Assembleia Municipal de ontem. Segundo a vereadora da maioria PSD/CDS, que governa a capital, Teixeira da Cruz ter-se-á dirigido a um grupo de moradores, que reclamava contra uma medida de Nogueira Pinto, «oferecendo os seus préstimos como advogada».

Marina Ferreira, vereadora do PSD, saltou em defesa de Paula Teixeira da Cruz durante a reunião, recordando à vereadora do PP de que «a presidente da Assembleia Municipal foi eleita pela mesma base eleitoral que apoia esta Câmara». A vereadora social-democrata desmentiu que Teixeira da Cruz tenha oferecido os seus serviços como jurista aos manifestantes, considerando ser «pouco simpático (por parte de Nogueira Pinto) referir a inexperiência política da Presidente da Assembleia, que foi vereadora desta Câmara».

O episódio causou mal-estar na maioria, numa altura em que se acumulam as tensões entre vereadores sociais-democratas e populares e que surgem notícias sobre a falta de apoio político que o independente Carmona Rodrigues tem tido no PSD. Em causa está o protesto dos moradores da Av. Paulo VI, que dizem ter direito a um cálculo de renda baseado no seu vencimento, enquanto funcionários da Câmara, e não na totalidade do rendimento do agregado familiar, como é regra na habitação social. Maria José Nogueira Pinto desmente que haja qualquer despacho do vereador Vasco Franco que sustente a pretensão dos moradores e reafirma não estar disposta a ceder nesta matéria.
Margarida Davim
"

Sem comentários: