22/05/2007

Autoridades de transportes deverão aguardar

In Público (22/5/2007)

«A aprovação final do projecto das autoridades metropolitanas de transportes de Lisboa e do Porto deverá aguardar pela tomada de posse de um novo executivo na câmara lisboeta, onde as eleições estão marcadas para o dia 15 de Julho.
Esta informação foi ontem avançada aos jornalistas, em Lisboa, pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, à margem da assinatura de um protocolo entre o ministro Mário Lino e representantes do Turismo de Lisboa. Em causa estão as entidades que irão coordenar os sistemas de transportes nas duas áreas metropolitanas.
Já existe um segundo projecto legislativo concluído pela Secretaria de Estado da tutela, com base nas críticas feitas à primeira versão, sustentou aquela responsável, em declarações aos jornalistas. No entanto, Ana Paula Vitorino tenciona levar esse documento "novamente para parecer das juntas metropolitanas" e considera que Lisboa deveria também pronunciar-se, de forma autónoma.
A secretária de Estado pretende tomar uma decisão final sobre o assunto ainda esta semana, depois de consultar as duas juntas sobre se "é razoável esperar ou não que se decidam os destinos da câmara". Aliás, a conversa com Rui Rio sobre este tema estava prevista para a tarde de ontem, à margem da assinatura do acordo sobre o Metro do Porto.
O projecto em cima da mesa prevê que as duas autarquias deverão ter uma representação própria nos órgãos executivos das autoridades metropolitanas, acrescentou a governante. "No modelo previsto, quer Lisboa quer o Porto teriam um papel de algum destaque em relação aos outros concelhos, porque têm problemas acrescidos por termos uma estrutura económica e social muito radial", considerou a secretária de Estado, acrescentando que as próprias juntas metropolitanas e todos os ministérios terão representantes próprios nos órgãos executivos das novas autoridades. Reformular as autoridades foi um objectivo de Ana Paula Vitorino quando tomou posse, mas o processo tem sofrido atrasos.
(...)»

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dos projectos mais importantes para Lisboa e Porto....

E é tudo tratado com esta displicência....

Tiago R. disse...

António Costa, como membro deste governo, tem muito de explicar...