19/05/2007

Negrão com divisões internas nas listas

In DN - 19-05-2007 FRANCISCO ALMEIDA LEITE

"Pode muito bem ser a primeira polémica no seio da lista que o PSD está a preparar para apresentar nas eleições intercalares à Assembleia Municipal de Lisboa: Sérgio Lipari Pinto, candidato de novo a um lugar de vereador, e líder da secção A do PSD, é um defensor das "Instalações de Consumo Apoiado para a Recuperação em Lisboa". Vulgo salas de injecção assistida.

Enquanto vereador da Acção Social, Sérgio Lipari teve um papel preponderante na tentativa de criar aquelas salas, tendo feito aprovar uma "estratégia municipal de intervenção para as dependências" em reunião da CML realizada a 30 de Novembro do ano passado. Depois dessa reunião, a proposta foi muito muito criticada na Assembleia Municipal de Lisboa, onde os deputados municipais do próprio PSD rejeitaram a proposta, invocando o nome de... Fernando Negrão, antigo presidente do Instituto da D roga e da Toxicodependência (IDT).

O deputado municipal Henrique de Freitas, também deputado na Assembleia da República, chegou a dizer que era preciso dar "um chuto nas salas de chuto". Na altura, citado por vários órgãos de comunicação social, o "barrosista" diria ainda: "Tenho vergonha que a minha câmara seja a primeira a assumir a existência de salas de chuto, quando toda a prática do PSD, inclusivamente do dr. Fernando Negrão, que é uma sumidade nesta matéria, é contrária".

A "sumidade na matéria" é agora candidato à CML pelo PSD e demonstrou sempre grandes reservas em relação às salas de chuto. Há pouco tempo opôs-se mesmo a um projecto do Bloco de Esquerda de criação das salas de chuto em meio prisional.

Esta divergência tem sido ventilada como um dos motivos que poderá levar Sérgio Lipari a ficar fora da lista, apesar do ex-vereador ser considerado um dos homens fortes do aparelho. Mas o seu braço- -direito, Rodrigo Gonçalves, que o substituiu na junta de freguesia, é um dos nomes que tem sido apontado. Tal como o da última vice-presidente da CML, Marina Ferreira, ou o do ex-vereador da Cultura, José Amaral Lopes. A campanha irá ser dirigida pelo ex-deputado Jorge Paulo Roque da Cunha, Paulo Moreira (ex-vereador), João Mesquita e por Rodrigo Gonçalves, que pode entrar na lista."

1 comentário:

Anónimo disse...

Negrão é um excelente candidato poucos tem uma verdadeira preocupação social, sem demagogia.
Mas para uma candidatura de sucesso, é necessaria uma lista de bons vereadores. Sergio Lipari foi incompetente,já demonstrou que não tem as qualidades necessarias para ser vereador.