24/05/2007

Negrão elogia Nogueira Pinto

"O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Fernando Negrão, defendeu ontem o rejuvenescimento da zona da Baixa, considerando o modelo apresentado por Maria José Nogueira Pinto (ex-vereadora do CDS-PP) como uma boa ideia de "princípio". "Podemos fazer mais obras, mas se as pessoas não estiverem lá, não vale de nada", afirmou Fernando Negrão.

O candidato social-democrata deslocou-se ontem a uma residência universitária localizada na Baixa lisboeta, que considerou ser "um bom exemplo do que deve ser a prioridade da Baixa". "Falamos de construções, de túneis a atravessar as colinas de Lisboa, mas falta o elemento central, que são as pessoas", sublinhou. Advogando a aposta no mercado do arrendamento, Fernando Negrão defendeu a necessidade de levar mais jovens para a Baixa, insistindo que "o factor humano é essencial para uma cidade viva".

Questionado sobre se concorda com o modelo de revitalização proposto pela antiga vereadora do CDS-PP na Câmara de Lisboa, Maria José Nogueira Pinto, o candidato social-democrata às eleições intercalares para o município disse tratar-se de "um modelo importante, que deve ser uma referência para a qualificação da Baixa-Chiado". Contudo, acrescentou, trata-se de um modelo com "problemas a nível financeiro" e com "soluções para o terreno que são discutíveis". "Mas, como princípio, concordo com o plano", sublinhou.

Instado a comentar as obras do metropolitano no Terreiro do Paço, a poucos metros da residência universitária, o candidato do PSD aproveitou para deixar um 'recado' ao Governo, considerando que o executivo deve ser "pressionado para acabar com aquelas obras o mais rápido possível". "É com enorme desgosto que os lisboetas assistem ao prolongamento das obras já há sete anos", assinalou, apontando as obras do Terreiro do Paço "como um elemento perturbador da harmonia de uma das praças mais bonitas da Europa".

Relativamente à lista que irá apresentar às eleições de 15 de Julho, Negrão negou estar com dificuldades na sua elaboração. "Não me quero precipitar", afirmou, adiantando que quer constituir "uma boa equipa para ajudar Lisboa", mas sem revelar se irá incluir na sua lista algum dos antigos vereadores do PSD na Câmara."

Parece-me óbvio que com o princípio de acabar com a degradação da Baixa toda a gente concorda. Era interessante que o candidato do partido que actualmente governa a CML explicasse com mais precisão o que pensa sobre os "detalhes" do plano, nomeadamente a Circular das Colinas. O PS, que tem como nº 2 da lista alguém com envolvimento no "projecto" também deveria definir a sua posição...

Sem comentários: