19/09/2007

Câmara de Lisboa atrasa divulgação da agenda e não distribui propostas dos vereadores

In Público (19/9/2007)
José António Cerejo

«Executivo vai discutir a elaboração de um plano de pormenor para o Parque Mayer que parece implicar o abandono do projecto de Frank Ghery

Esta semana, pela primeira vez em muitos anos, a Câmara de Lisboa apenas distribuiu a agenda da reunião camarária à imprensa no fim do dia anterior ao plenário dos vereadores. Contrariando também a prática anterior, não foram facultadas aos jornalistas as propostas que hoje serão discutidas pela vereação.
Particularmente sobrecarregada, a agenda da quarta reunião da vereação camarária saída das eleições de Julho inclui um total de 72 pontos. Destes, 34 respeitam a processos da área do Urbanismo, relacionados com o deferimento ou indeferimento de pequenas e grandes obras particulares.
Para lá deste género de propostas, cuja decisão é da competência da câmara, mas que nos mandatos anteriores foi sempre delegada no presidente ou no vereador do pelouro, o executivo deverá pronunciar-se sobre várias questões de grande relevo para a cidade. Entre elas avultam a elaboração de um plano de pormenor para a zona do Parque Mayer, que parece implicar o abandono do projecto de Frank Ghery, o loteamento do Sporting e a constituição de uma comissão para avaliar os terrenos da Bragaparques no Parque Mayer - que foram permutados com uma parte do recinto da antiga Feira Popular.

Sem respostas
Ao contrário da prática em vigor na autarquia, a Divisão de Comunicação e Imagem do município não divulgou anteontem, ou mesmo no final da semana que passou, a agenda da sessão camarária de hoje. Em lugar disso, limitou-se a enviar às redacções, na segunda-feira ao fim do dia, uma lista com a indicação sumária de oito dos 73 pontos agendados desde sexta-feira. Solicitados a facultarem - como também era prática corrente para efeitos de tratamento noticioso antecipado - o texto completo de algumas das propostas em causa, os serviços não responderam até ao fecho desta edição.

O PÚBLICO tentou ontem esclarecer se esta situação se devia a alguma dificuldade logística dos serviços, ou se correspondia à estratégia comunicacional da equipa dirigida por António Costa, mas não foi possível entrar em contacto com a chefe da Divisão de Comunicação e Imagem, Anabela Carvalho. O assessor de imprensa do presidente da câmara, Duarte Moral, esteve igualmente incontactável durante toda a tarde.

Já depois das várias diligências efectuadas para esclarecer esta mudança de procedimentos, os serviços de comunicação enviaram a agenda completa da reunião cerca das 19h00 de ontem, mas as propostas solicitadas não foram mandadas. Entre os assuntos que serão discutidos na reunião privada do executivo encontra-se tam-
bém a proposta de nomeação de novos directores municipais, cujos nomes não foram revelados, para as áreas dos Serviços Centrais, Planeamento Urbano e Conservação e Reabilitação Urbana. Confirmados deverão ser os directores municipais de Recursos Humanos, Gestão Urbanística, Ambiente Urbano, Habitação, Protecção Civil, Segurança e Tráfego, Cultura e Projectos e Obras. Câmara vai votar hoje os nomes dos novos directores municipais dos Serviços Gerais e do Planeamento Urbano »

1 comentário:

Anónimo disse...

O Cerejo mudo e calado nos tempos de Santana e Carmona, volta agora com Costa a preocupar-se com Lisboa , aliás como o fez no tempo de João Soares .

A minha dúvida ,é porque será que este jornalista, se manteve cego, surdo e mudo, aos dislates de Santana Lopes e Carmona Rodrigues.....