29/09/2007

IPO / Bela Vista: só umas palavrinhas

A propósito da anunciada provável transferência do IPO para o Parque da Bela Vista (parte dele, eu sei), só umas palavrinhas:
.
1. A questão urbanística e ambiental
É mau número levar este equipamento e seus apoios (incluindo a incineradora, não esquecer) para uma zona verde. Mas atenção: há alternativas na Cidade. Toda a gente sabe que o anterior Governo do mesmíssimo PS, em 2000/2001, aprovou a construção faseada no mesmo terreno em que se encontra.
.
2. A questão financeira
Porquê doar ao Estado o terreno? Não, não colhe esse argmento em que está a pensar: Ah, e tal, Oeiras também deu. Não. Lisboa tem argumentos que Oeiras não tem. Aliás, por saber isso muito bem é que o rato (sorry) do autarca de Oeiras ofereceu o terreno logo à cabeça. Mas Lisboa tem muitas facas e queijos na mão para negociar com o Governo: basta pensar em quantos locais o Governo vai querer vender a privados - locais onde se encontram hoje equipamentos públicos vários e para onde o PDM nada mais prevê do que isso mesmo: «equipamentos». É preciso o quê para faclitar a vida ao Governo? Alterar o PDM. E quem o pode alterar? Só a CML e a AML, em conjunto...
.
3. Especulação imobiliária
Esta questão não está separada da deslocalização do IPO: faz parte do mesmíssimo processo: o Governo já está a vender o local para condomínio fechado. E nem pode: vai ainda correr tanta tinta nos tribunais por causa disso!!...
.
4. Falso argumento lateral: «Assim, o Rock in Rio e o Creamfields saem do Parque da Bela Vista»
Esta consequência não serve de argumento para levar para lá o IPO. Aliás, era de esperar que o actual vereador de Espaços Verdes fizesse isso sem pestanejar: proibisse mais folclores daqueles em cima do Parque - que, como também todos sabemos, está objectivamente prejudicado para sempre com as impermeabilizações assassinas ali feitas (ruas, assentos dos palcos, 'plateaux' para tudo e para nada...). Mas era o que faltava era que depois de tanto tiro para o ar (sape, sape, tiros é em Monsanto - e vai continuar a ser, se do mesmo vereador depender, ao que parece, agora com novíssima opinião... Arre, que é de mais!).
Volto ao Parque: não colhe para mim este outro e suplementar argumento de que assim o RiR e o Cream saem do Parque. Sairiam de qualquer modo, ou muito tínhamos de conversar com o citado vereador. .
Note que ainda deixo de lado as vantagens de Palhavã para doentes e famílias de todo o Sul do País em termos de centro de transportes diversificados, com a proximidade de Sete Rios.

1 comentário:

Info Lóios disse...

Somos um blog novo, criado com a finalidade de informar os Marvilenses de todas as situações dentro dos possiveis.

Vimos por este meio dar apoio á vossa exposição e preocupações