18/09/2007

Plano de Pormenor para Parque Mayer/ Nota de imprensa:

O Fórum Cidadania Lx congratula-se com a proposta nº 255/2007, agendada pelo Sr. Vereador Manuel Salgado para a próxima reunião de CML, e fazemo-lo:

- pelo «tom verde» que emana do seu articulado;
- pela consagração do Teatro Capitólio como eixo principal do futuro Parque Mayer;
- pela consagração do instrumento «concurso público»;
- e, especialmente, pelo abandono (implícito) do projecto Frank Gehry.

No entanto não podemos deixar de chamar a atenção dos responsáveis da CML para alguma confusão do texto, sobretudo relativamente ao seguinte (que nos diz directamente respeito, por serem nossas batalhas de há anos a esta parte):

1. É errado estar-se a condicionar à partida o Capitólio a café-concerto, já que se em tempos ele teve essa função, rapidamente deixou de a ter, sendo sempre até ao seu fecho uma sala de espectáculos polivalente, um cine-teatro de referência.

2. É confuso estar-se a defender, e bem, uma «componente verde» para o futuro Parque Mayer, servindo de ligação ao Jardim Botânico e à Avenida da Liberdade, e, depois:

- Afirmar-se a necessidade de criar estacionamento automóvel (subterrâneo?) - já que aquela zona é muito bem servida por transportes públicos;
- Mencionar-se o PUALZE como «referência estratégica», sendo, como é, o actual PUALZE altamente danoso para a Avenida e zonas verdes adjacentes ao JBotânico, ao consagrar o esventramento de pelo menos 4 locais da Avenida para estacionamento subterrâneo e ao permitir, implicitamente, o esventramento de logradouros na Rua do Salitre para o mesmo efeito.

3. É demagógico estar-se a mencionar as «conclusões da discussão pública» sobre o Plano de Pormenor do Palacete Ribeiro da Cunha, já que a essas conclusões, se as houve, a CML nunca as referiu publicamente, não tendo sequer, e até ao momento, respondido, como lhe competia, aos comentários ( http://patrimoniolx.tripod.com/ParecerRibCunha.pdf ) feitos por muitos cidadãos, entre eles nós próprios. Esperamos que a CML tenha o bom senso de reapreciar, em sede de executivo, este plano do Palacete Ribeiro da Cunha.

Melhores cumprimentos

Sem comentários: