25/09/2007

Cidadãos por Lisboa querem discussão pública sobre frente ribeirinha

In Lusa (24/9/2007)

«O movimento Cidadãos por Lisboa defendeu hoje a discussão pública do modelo de gestão para a reabilitação da frente ribeirinha da capital, argumentando que não pode ser decidida "no segredo dos gabinetes".

A vereadora dos Cidadãos por Lisboa Helena Roseta manifestou-se ainda contra a criação de um modelo de gestão semelhante à Parque Expo, considerando que diminui os poderes de intervenção da câmara no projecto.

"Propusemos que o assunto fosse discutido pela câmara e que não fosse aprovado nenhum modelo de gestão para frente ribeirinha sem uma discussão pública, mas a proposta não foi agendada", afirmou Helena Roseta em conferência de imprensa.

Para a autarca a reabilitação da frente ribeirinha "não pode ser decidida no segredo dos gabinetes", estranhando uma eventual reunião entre o presidente da câmara, António Costa (PS) e o primeiro-ministro, José Sócrates, sobre o assunto.

"Tememos ser confrontados com uma proposta que apresente os factos consumados" argumentou.

A vereadora manifestou ainda dúvidas quanto à criação de um modelo de gestão tipo "Parque Expo".

"Temos as maiores dúvidas sobre esse modelo porque é criar sobre uma zona importante da cidade uma diminuição do poder da câmara", afirmou.

A vereadora sublinhou também que ainda não estão definidas quais as áreas da frente do rio Tejo que são necessárias para actividades portuárias sob a tutela da administração do porto de Lisboa e aquelas que será possível retirar da jurisdição daquela entidade pertencente ao ministério da Economia Transportes e Comunicações.

ACL

Lusa/Fim»

Sem comentários: