Já reparou que a "Avenida" Fontes Pereira de Melo não tem passeio ao longo de todo o seu percurso?
Parece uma brincadeira, mas não é. O facto de milhares de pessoas passarem por lá todos os dias sem repararem neste absurdo, ainda me choca mais. Não é só o "decisor político", somos todos nós que não questionamos esta ausência. Que aceitamos que uma das "avenidas" centrais da cidade não seja feita a pensar minimamente no peão, ao ponto de nem lhe dar um espacinho. Que inconscientemente aceitamos que a "avenida" deve primeiro de tudo servir o automóvel.
Refiro-me especialmente a três troços da avenida, mas há mais exemplos.
1. Em frente ao Hotel Sheraton, há uma pequena ruela entre a "avenida" e o Hotel. Entre a ruela e avenida (ou seja no enfiamento do passeio no resto da avenida) temos isto:
Entre a ruela e o Hotel tínhamos há um ano a foto de cima, e temos agora a foto de baixo (quero crer que foi graças a alguns alertas por mim enviados há um ano):
2. Junto ao Saldanha Residence este espectáculo dura há um (vários?) anos(s):
3. Junto ao Fórum Picoas, embora haja calçada, o percurso é tão apertado e complicado que a há constantemente peões a optarem pelo asfalto. (Sem foto)
Refiro-me especialmente a três troços da avenida, mas há mais exemplos.
1. Em frente ao Hotel Sheraton, há uma pequena ruela entre a "avenida" e o Hotel. Entre a ruela e avenida (ou seja no enfiamento do passeio no resto da avenida) temos isto:
Entre a ruela e o Hotel tínhamos há um ano a foto de cima, e temos agora a foto de baixo (quero crer que foi graças a alguns alertas por mim enviados há um ano):
2. Junto ao Saldanha Residence este espectáculo dura há um (vários?) anos(s):
3. Junto ao Fórum Picoas, embora haja calçada, o percurso é tão apertado e complicado que a há constantemente peões a optarem pelo asfalto. (Sem foto)
(resumo de antigos posts meus)
2 comentários:
Perigo de queda de barreiras?? É por causa do prédio? Bom, a Av. Pereira de Melo é uma verdadeira via rápida no coração de Lisboa, aquilo é inóspito para quem lá pense andar. São avenidas como esta e a República e Campo Grande, bem como a J.Augusto Aguiar que tornam o automóvel tão apetecível. Repare-se que com aquela largura de faixa, nem se cosegue garantir corredores bus continuamente e os que existem são invariavelmente utilizados pelos automóveis (viragens à direita). Mexer nestas vias, é impensável politícamente, era preciso outra mentalidade geral para a população aceitar isso e ainda não estamos aí.
O estado desta avenida é particularmente grave.
É a avenida mais movimentada de Lisboa, já que faz a ligação da zona Baixa/Liberdade/Marquês com a Zona Avenidas Novas/Campo Grande.
Não tem passeios, não tem árvores, não tem estacionamento, tem cotos de árores, prédios a cair.
Em alguma cidade da Europa a respectiva avenida central do seu "Central Business District" está neste estado?
Basta comparar o centro financeiro de Madrid, Barcelona ou Londres...
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