03/03/2008

Sá Fernandes questiona obra na embaixada da China

In Jornal de Notícias (1/3/2008)

«O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa (CML) enviou ontem um pedido de informação ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) sobre uma obra "aparentemente ilegal" que está a ser levada a cabo num logradouro do edifício da Embaixada da China, na Rua de São Caetano, nº2, junto ao Hotel da Lapa. O vereador dos Espaços Verdes pediu também esclarecimentos aos serviços do Urbanismo, tutelados por Manuel Salgado, para perceber se a obra foi autorizada, visto que não encontrou no local qualquer licença.

Numa deslocação ontem ao portão da embaixada, Sá Fernandes confirmou a denúncia que lhe chegara ao gabinete através de email apercebeu-se que está a decorrer uma obra no jardim, sem que esteja visível qualquer licença. "Não é uma coisa muito grande, mas estão a pôr cimento e há já quatro pilares", disse, ao JN, defendendo que uma obra daquelas, numa zona histórica, não pode ser feita sem autorização da autarquia.

O vereador considera "evidente" que a CML tem de se pronunciar. "Mesmo que seja território chinês, tem de se pedir autorização", disse, garantindo que nos serviços dos Espaços Verdes não deu entrada qualquer informação sobre esta obra. Quanto aos serviços do Urbanismo, Sá Fernandes aguarda uma resposta.

O vereador decidiu também perguntar ao IGESPAR se emitiu parecer, visto que se trata de um edifício classificado em Diário da República. Caso se confirme que se trata de uma ilegalidade, Sá Fernandes defendeu ontem, em comunicado, que "se deve intervir junto da embaixada e das entidades competentes para que a obra seja embargada".

Há três anos, uma situação idêntica também envolvendo a Embaixada da China foi denunciada pelo Fórum Cidadania, mas a obra avançou. Gina Pereira »

1 comentário:

Anónimo disse...

PETIÇÂO PELO LARGO DO RATO:
www.PetitionOnline.com/lgrato/petition.html