06/07/2008

O elefante...no Rato !

(foto roubada no Lesma Morta)
O edifício planeado, pode vir a ser vizinho com o que se vê na imagem. Como é que o sr. arquitecto conseguiu coordenar as duas.....é que eu gostaria de saber.
O "analfabetismo estético" é aceitável em certas profissões. Mas em arquitectura.......!?

15 comentários:

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Melo Sousa disse...

Quem é que decide o que passa a ser o analfabetismo estético? Será o J.A. e os seus amigos iluminados?

Será que não entende que ao aceitar este princípio, amanhã poder-se-á virar contra si, quando os iluminados forem outros?

Arq. Luís Marques da silva disse...

Bem, nada mal Júlio Amorim, parece que tens já perto de 750 amigos iluminados e ainda por cima com a mesma noção de estética; será que afinal, as noções de belo e de feio até são muito consensuais?

Anónimo disse...

Este coment�rio an�nimo, num post sobre o mesmo assunto diz tudo!


A foto � propositada, tirada de forma a n�o se ver o chafariz de Carlos Mardel e o Palacio.
Esta � a verdadeira raz�o, se por acaso se visse o chafariz, e enquadramento muita gente estaria revoltada.
Mas mais grave � a situa�o de proximidade, o edificio parece estar a cair para cima da esta�o de metro, e invade psicologicamente o passeio. Al�m disso o edificio refor�a a ideia Salazarista de esconder a mesquita, tal como no Estado Novo.
O ed�ficio esmaga a escala do Largo do Rato, e a abertura do Largo para a Rua do Salitre. Em termos arquitect�nicos � uma aberra�o gratuita.
Esperemos que os interesses do promotor e dos arquitectos assim como as d�vidas da CML para com estes n�o servia de moeda de troca.
N�o s�o precisos mais argumentos.

Anónimo disse...

Pois é....já alguns o disseram, mas vale a pena repetir: Este edifício funcionaria em muitas outras partes.
Aqui...é uma absoluta falta de sensibilidade e, falta de respeito por a cidade existente.

JA

Arq. Luís Marques da silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arq. Luís Marques da silva disse...

A par do problema que é o desenquadramento resultante da construção do edifício e consequente explosão da escala do Largo do Rato, existe também outro, resultante da inevitável destruição da centenária Associação Escolar de S. Mamede...

Lesma Morta disse...

Não falaria de analfabetismo estético pois a estética é uma noção particular. Porém, há valores que são comuns e um deles é o bom senso e aqui não imperou ao pertender-se construir este edificio cuja volumetria a imagem pouco documenta, mas na altura nao arranjei outra (ver meu endereço para mais). Pra uma maior noção verifiquem o tamanho dos veículos epara terem uma melhor ideia da dimensão do imóvel. É absurdo.
A todos quantos já assinaram e em particular ao esforço e empenho do Cidadania, bem hajam pelo empenho.

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

"Analfabetismo estético"...é uma mera provocação. Sinceramente até gosto do edifício MAS, os acompanhantes e, envolventes, nunca podem ser ignorados desta maneira brutal.

JA

Nuno disse...

Não se transforme isto numa discussão de gosto, que não acrescenta nada ao debate sobre a cidade.
O que se trata é de um escritório de arquitectos com grande talento mas que neste caso não soube ou não quis dominar de todo a envolvente, as dimensões do programa e as pretensões do cliente.
O responsável último será sempre a entidade licenciadora...

Anónimo disse...

Não vejo mal nenhum no edificio, Porquê tanto barulho à volta disso?

Lesma Morta disse...

O mal não está no edificio mas sim na sua localização. Se colocarem por exemplo um bonito bloco de apartamentos na Praça do Império em frente ao Palácio de Belém, o problema não estará naturalmente no edificio mas na sua localização. Aqui é a mesma coisa. Mas como alguém dizia "nesta coisa das opiniões, mau mesmo é não ter nenhuma" por isso bem haja pela participação.

Cumprimentos

Jorge Santos Silva

Filipe Melo Sousa disse...

se é o enquadramento que não permite a construção moderna, não é melhor arrasar o enquadramento para permitir que a cidade se modernize?

Anónimo disse...

!?
Esta foi brilhante...

Lesma Morta disse...

O amigo Filipe Melo Sousa desta esmerou-se no disparate. De vêz em quando convém dizer alguma coisa em que verdadeiramente acredite, para o levarem um pouco mais a sério.

Jorge Santos Silva