30/07/2008

Câmara licenciou 30 hotéis num ano

In Diário de Notícias (30/7/2008)

«Lisboa. Alfama, Campo das Cebolas e Rossio são áreas contempladas

Vereador do Urbanismo diz que mais unidades vão ter impacto no turismo

A Câmara Municipal de Lisboa licenciou no último ano 30 novas unidades hoteleiras na capital, revelou ontem o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado. "Desde Agosto de 2007 a autarquia já licenciou 30 novas unidades hoteleiras, o que representa um avanço enorme e terá impactos no turismo" da capital, disse o responsável, que falava num debate sobre o plano da autarquia para a frente ribeirinha.

Manuel Salgado deu como exemplos os hotéis previstos para Alfama, para a área junto ao Campo das Cebolas e para o piso superior à pastelaria Suíça, admitindo ainda a hipótese de na Calçada da Ajuda poderem vir a aparecer novas unidades hoteleiras. O vereador apresentou o documento orientador da autarquia para os 19 quilómetros de frente ribeirinha e garantiu que as intervenções a levar a cabo estarão articuladas com as dos municípios da margem sul, respondendo ao desafio lançado pelo director-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), que em declarações à Lusa na segunda-feira chamou a atenção para esta matéria. "Houve matérias clarificadas. Foi dito que os projectos estarão em articulação com os dos municípios da margem sul. O estuário é estruturante do ponto de vista turístico e isso é importante perceber", disse o director-geral da ATL.»

O Sr. Arquitecto Salgado não pode vir defender uma aberração urbanística como o hotel que foi recentemente aprovado para o antigo Palácio dos Condes de Coculim, graças nem sei bem a quê, triplicando ou mais a volumetria naquela zona. Será muito bom e rentável para um hotel com vistas para o Tejo. Mas numa cidade italiana, por exemplo, uma coisa daquelas em pleno bairro histórico seria imediatamente chumbado.

Já quanto à Suíça, Lisboa agradecia que o Sr. Arquitecto não mencionasse mais esse assunto, até se saber concretamente o que o promotor (cujos créditos são bem conhecidos de todos) pretende com o novo projecto apresentado à CML. Lembro ao Sr. Arquitecto que o anterior projecto do mesmo promotor era um escândalo, já que implicava:

- a total demolição do miolo dos edifícios do quarteirão da Suíça;
- a desafectação das lojas do piso térreo;
- o esventramento do subsolo para construção de estacionamento subterrâneo com abertura de 'termas romanas';
- a ampliação em altura do actual quarteirão.

Vamos ter calma!

3 comentários:

Miguel Drummond de Castro disse...

A Allgarvização de Lisboa a adquirir velocidade de cruzeiro. Onde serão os campos de golf?

Anónimo disse...

calma? CALMA?!!
o manelito NÃO sabe ter calma, agora que tem as rédeas da cidade na mão! é vê-lo, a vomitar ideia atrás de ideia, atrás de ideia, tão excitado com a cidade que lhe sai da boca, dia após dia, página de jornal após página de jornal. o que ele quer mesmo é ser o Grande Arquitecto. e o Costa a reboque (então ele sabe lá fazer outra coisa que não seja andar a reboque, a fazer voz grossa para pensarem que ele é que vai a guiar?)
vá, agora todos juntos: PS! PS! PS!

Anónimo disse...

O Manuel Salgado não vomita. Bolsa!