05/08/2008

Telheiras 3: Zona residencial, atravessamento e peões


O problema já vem muito de trás, quando urbanistas encartados ou não sei quem, terão decidido transformar Telheiras (bairro residencia) numa zona de atravessamento da cidade. O número de viaturas que circula actualmente pelo bairro aumentou drasticamente com a abertura do novo troço do Eixo Norte-Sul, sendo perceptíveis efeitos prejudiciais para os peões e para a qualidade de vida dos moradores (aumento de poluição).
A Rua Francisco Gentil é possivelmente a via que mais tem vindo a sofrer com o aumento de viaturas e é, em minha opinião e depois de ter ouvido alguns taxistas, a mais perigosa tanto pelas velocidades praticadas como pelo mau estado em que se encontra a passadeira que se vê na imagem.
Seria conveniente instalar urgentemente medidas de acalmia de tráfego nesta zona e manter as passadeiras em bom estado de conservação, antes que seja tarde. E bem vistas as coisas, bairro residencial significa isso mesmo: bairro criado para as pessoas morarem, de preferência, bem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Telheiras nasceu mesmo do nada, há que proteger a qualidade de vida, mas o caso da Lapa é outra história... Dêem-lhe a importância devida e toca a actuar, que nós vamos atrás! (ou será que não há nada a fazer e a cobertura das demolições é mesmo só para nos provocar tonturas de revolta?)