23/01/2009

NLC reabre Cinema Alvalade 25 anos após este ter encerrado

O Cinema Alvalade, em Lisboa, abriu hoje portas quase 25 anos depois de ter encerrado, num novo edifício, no mesmo local e com o painel que o caracterizava, uma alegoria à sétima arte da autoria da pintora Estrela Faria.

A reabertura de um cinema de rua é, para a empresa que explora as quatro salas, uma aposta ganha.

O Cinema City Classic Alvalade vai apostar na programação independente e alternativa dos cinemas de rua, afirmou Ana de Brito, directora de marketing da New Lineo Cinemas (NLC).

As quatro salas de cinema, que fazem parte do empreendimento de luxo Hollywood Residence, na Avenida de Roma, vão oferecer 'uma programação constituída, maioritariamente, na linha do cinema mais independente/alternativo, não descurando uma programação comercial obedecendo a critérios específicos'.

O edifício tem também um bar, aberto ao público das 07:30 às 24:00, encerrando às 03:00 às sextas-feiras e sábados.

A NLC, segundo adiantou Ana de Brito, conta ainda inaugurar um restaurante no mesmo espaço durante este ano.

De forma a rentabilizar as salas, a empresa irá organizar conferências, workshops, lançamentos de produtos, seminários e festas de empresas e particulares, entre outras iniciativas.

O cinema Classic Alvalade é o quinto da NLC, que detém também os cinemas City Beloura, (Sintra), City Leiria (Leiria), City Campo Pequeno (Lisboa) e o mais recente, City Alegro (Alfragide).

In Diário Digital

A abertura de mais cinemas de rua é uma possibilidade, sempre que 'desafios deste tipo se coloquem e a análise da sua viabilidade corresponda às exigências da empresa'.

'Acreditamos que os cinemas de rua são uma alternativa a quem procura fugir aos centros comerciais', referiu Ana de Brito.

Projectado pelo arquitecto Lima Franco, em 1945, o Cinema Alvalade foi inaugurado em 1953, tendo encerrado em 1985. O edifício foi demolido em 2003.

Numa das paredes principais do interior do cinema Alvalade estava um painel - uma alegoria à Sétima Arte - da pintora Estrela da Liberdade Alves de Faria, datado de 1953, que pode hoje voltar a ser apreciado no mesmo local.

In DN

2 comentários:

Anónimo disse...

foi um crime mandarem o prédio original abaixo.

a arquitectura do sec XX vai ser tão valiosa como hoje é do sex XVIII para trás...

mas ninguém pensa nisso, quando destrói bairros como alvalade, av. de roma...só porque têm "apenas" 50 anos

Anónimo disse...

«REABRE»!?!? mas estes jornalistas onde é que têm a cabeça? então uma coisa que foi demolida integralmente como é que pode «REABRIR»?! Aquilo foi demolido, desapareceu. Tudo o que podem afirmar agora é que ABRIU um cineplex barato e banal. Foi um crime demolirem o Cinema Alvalade!