29/01/2009

Os peões-esses grandes empecilhos (título meu)

VIDEO SIC

Aqui.

.Andar a pé
A tormenta dos peões em Lisboa

Nós Por Cá 28-01-2009
Publicação: 29-01-2009 10:06 Última actualização: 29-01-2009 10:08
Perigo de morte
Peões sem condições de segurança na Av. das Forças Armadas
No passado dia 6 de Janeiro, mostrámos o percurso que uma cidadã faz a pé, entre casa e o trabalho, em Lisboa. No trajecto, detectámos várias situações complicadas para o peão. A situação mais perigosa acontece na Av. das Forças Armadas. Pedimos explicações à Câmara MunicipalNem o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) nem o Director Municipal de Tráfego deram entrevista. A autarquia enviou apenas uma nota escrita em que reconhece a gravidade da situação mostrada por nós. Quem segue pela Av. das Forças Armadas, no sentido Sete Rios – Entrecampos, junto ao cruzamento com a Av. dos Combatentes, vê-se de repente numa ilha sem condições de segurança para atravessar a rua e prosseguir caminho.
Documento: NotaCML.doc
A CML admite que no local não existe uma ligação segura entre zonas pedonais. Contudo, entende que a pintura de uma passadeira no local teria o inconveniente de dar uma falsa sensação de segurança ao peão, colocando-o em maior risco, devido à saída dos peões situar-se no final de uma curva a descer, sem grande visibilidade.
Ora qual a solução apresentada pela CML? O impedimento da circulação pedonal, até à realização de obra que permita o atravessamento em segurança.
A CML não explica como vai impedir a passagem, nem quando começará a obra, nem para quando está prevista a conclusão dos trabalhos.
As pessoas que passam todos os dias pelo local reclamam mais segurança e que lhes seja dada uma alternativa de circulação, se a passagem for mesmo encerrada.
Nós por cá também esperamos que a anunciada obra não se fique pelo papel e que os peões possam circular na cidade sem pôr em risco a própria vida.
Carla Castelo

Sem comentários: