16/09/2009

Novo percurso Calçada do Combro/Rua Academia das Ciências marca Semana da Mobilidade

In Lusa

«Lisboa, 15 Set (Lusa) - A apresentação do projecto de ligação entre a Calçada do Combro e a Rua da Academia das Ciências/Palácio do Marquês de Pombal, em Lisboa, marca quinta-feira o Dia da Mobilidade Suave, que integra a Semana Europeia da Mobilidade.

Com esta iniciativa a Câmara de Lisboa prevê criar um novo percurso pedonal na cidade, interligando, através de zonas actualmente não acessíveis ao público, diversos espaços internos ao quarteirão delimitado pela Calçada do Combro, Rua do Século e Rua da Academia das Ciências.

O percurso será feito a partir de uma passagem lateral à Igreja de Santa Catarina, com entrada pelo Pátio dos Tanoeiros, ligando o campo polidesportivo da junta de Freguesia de Santa Catarina, o logradouro do Ministério do Ambiente, o jardim da Casa Marquês de Pombal e a Escola Superior de Dança, onde será criada uma nova passagem, e terminando na rua da Academia das Ciências.

A iniciativa vai ligar duas intervenções de reabilitação e renovação urbana que abarcam o logradouro do Ministério do Ambiente e o jardim da Casa do Marquês de Pombal.

Antes da apresentação deste novo percurso, será entregue quarta-feira, o primeiro dia das iniciativas agendadas pela autarquia para a Semana da Mobilidade, o prémio nacional "Mobilidade em Bicicleta", atribuído este ano às Câmaras de Lisboa e Murtosa na categoria de 'Autarquias'.

À semelhança de anos anteriores, Lisboa volta a inserir no programa da Semana Europeia da Mobilidade uma Zona Sem Trânsito Automóvel, desta feita um troço da Rua Coelho da Rocha, que ficará sem carros entre as 15:00 de quarta e as 01:00 de quinta-feira.

[...]

Para sábado, dia 19, está agendada a divulgação da nova rede de abastecimento de veículos eléctricos, que faz parte da estratégia energético-ambiental para Lisboa.

[...]

A nova rede de abastecimento de veículos eléctricos, que implica a instalação de 100 pontos de carregamento até final de 2009, respondeu ao desafio do Governo para que Lisboa se tornasse a cidade piloto no projecto "Infra-estruturas para Veículos Eléctricos", no âmbito do Programa para a mobilidade Eléctrica em Portugal.

Um concerto do grupo UHF na Rua do Carmo (sábado), um passeio de bicicleta (domingo) e o lançamento do concurso para 50 táxis adaptados a pessoas com mobilidade reduzida (segunda-feira, dia 21) são outras das iniciativas previstas.

A Semana da Mobilidade, que termina dia 22, altura em que será apresentada a visão estratégica da Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) para o futuro, com o projecto do Mercado do Chão de Loureiro, que será transformado num silo automóvel.

SO
Fonte: Agência LUSA»

...

Excelente notícia essa, a do percurso pedonal por detrás do quarteirão da Rua do Século/Calçado do Combro/Largo de Jesus. Espero que se consiga, efectivamente, o seguinte:

1. Preservar e recuperar para o público os respectivos logradouros e jardins.
2. Que esta iniciativa não acarret "contrapartidas" como, por ex., a desafectação, ou algum projecto de alterações/ampliação do Liceu Passos Manuel.
3. Que o Palácio Pombal seja finalmente recuperado na sua totalidade, aberto ao público diariamente, e, se possível, com um museu dedicado a Pombal, por exemplo.
4. O chafariz defronte ao Palácio Pombal seja recuperado bem como toda aquela zona de espaço público.
5. Aquele amontoado de carros estacionados seja posto na ordem!

1 comentário:

Anónimo disse...

espero também que o percurso pedonal não passe a ser quarto de banho de quem vem do Bairro Alto à noite com umas cervejas a mais... infelizmente acredito que será isso que vai acontecer sem muita iluminação lá e policiamento, ou então video...

a ideia é boa, receio que a implementação seja má e nesse caso é melhor não implementar.