23/09/2009

Chapadas-metalizadas-plastificadas (3)


Outra das grandes vantagens das janelas "disneyland": Os "caixilhos" vão-se...os vidros ficam.

7 comentários:

Anónimo disse...

vcs não devem andar bem, de certeza.

qual é o mal do inox lacado?

ainda por cima mantem a traça anterior...

vão pregar com coisas mais importantes, por favor...

Tiago Cristóvão disse...

É só dizer por dizer mal.

Anónimo disse...

Esta pessoa ou estas pessoas que insistem sistemáticamente em banalizara a questão importantíssima para as linguagens das fachadas da utilização das janelas de aluminio lacado ou de aluminio "tout-court", não se apercebem que pela utilização destas janelas toma lugar um "achatamento" que anula e destrói toda e qualquer "nuance" de perfil e consequentemente de reflexo e efeito "chiaroescuro" que garante "a fala" e a expressão das janelas e empobrece de forma irreversivel a linguagem global da fachada ... é realmente um atentado e essa é a razão porque nos centros históricos das cidades do Norte da Europa só se utiliza a madeira como premissa e condição indispensável para garantir a preservação da imagem histórica.

MO disse...

"Prontos", conseguiram convencer-me:
antes podres e decrépitas, mas sem "achatamentos" e mantendo as "nuances" de perfil e efeitos de "chiaroescuro" e garantindo a "fala" e a expressão das janelas.

Anónimo disse...

Nao se trata de escolher entre janelas de madeira podres e decrepitas e entre janelas de aluminio lacado. Podem colocar-se janelas novas de madeira, com vidro duplo e de qualidade. Ou em alternativa, mantendo as janelas antigas pintadas, elas duram muito tempo.

Miguel Drummond de Castro disse...

O alumínio é um material feio justamente pelo seu aspecto hiper-uniforme. É a apoteose do liso, do laboratorial. Para mim é um perfeito xanax das janelas - anula-as, hipnoptiza-as e torna-as membros do exército das marquises.

Anónimo disse...

Não sei se compensará viver num sítio todo bonito onde nem há liberdade para escolher o material dos caixilhos da janela, mesmo que mantenham minimamente o aspecto da fachada.

Relativamente ás marquises, acho que os seus oponentes sobrevalorizam a estética dos edifícios relativamente á sua funcionalidade. Sou da opinião de que a Arquitectura, tal como o Design , não devem nunca privilegiar a estética em massiva detrimento da funcionalidade, se há uma adesão tão ás marquises, é porque há um desajustamento da casa original (com varanda) face ás necessidades dos seus donos. O arquitecto ao fazer o edifício tem obrigação de pensar nisso, e não ter a arrogância de assumir que as pessoas têm de gostar de varandas, mesmo que não as utilizem.

nuno