24/09/2009

LISBOA: "CORREDOR DA MORTE" COMEÇA HOJE A SER DEMOLIDO


10h06m in "JN"
.
Conjunto de oito prédios devolutos na antiga zona J de Chelas, onde já foram mortos jovens em alegados ajustes de contas entre 'gangs' rivais, começa hoje a desaparecer.
O início da operação contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e da vereadora da Acção Social, Ana Sara Brito, co-autora da proposta que a autarquia aprovou em Março para transferir três milhões de euros para a empresa municipal que gere os bairros municipais (Gebalis) para a demolição destes oito prédios e obras noutros seis.
As demolições vão acabar com uma espécie de rectângulo formado pelos prédios, com corredores estreitos e escuros, e onde têm ocorrido vários casos de violência denunciados em queixas de moradores, das Associações que lá funcionam e da PSP.
Com esta intervenção, que deverá ficar pronta daqui a sete meses, a autarquia quer melhorar o espaço urbano, acabando com becos e vielas, acessos directos a galerias labirínticas e fazer arranjos exteriores que estimulem uma diminuição gradual da violência no Bairro do Condado.
O bairro fica na freguesia de Marvila, onde mais de 70 por cento dos habitantes vivem em bairros sociais.
Em Fevereiro, a freguesia viu a Câmara de Lisboa e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) assinarem um protocolo que abrange intervenções em seis bairros de Marvila, num investimento global de 50 milhões de euros até 2013.

2 comentários:

Anónimo disse...

Deveriam levar os senhores arquitectos Nuno Portas, Silva Dias e muitos outros para assistirem!

Anónimo disse...

Muito bem que demoluam os Prédios para que os Bandidos deixem de mijar nos corredores e becos, é um cheiro imundo e quem tem crianças está sempre em cuidados para que elas não se piquem nas seringas e garrafas partidas, para além de outras coisas muito piores ainda.

Chamo a atenção para que a Gebalis que muito fala que faz isto e aquilo e diz no jornal de Marvila que estão sempre com grandes obras no nosso Bairro do Condado (Chelas) pois que aproveitem para ler as inúmeras cartas e queixas feitas já á alguns Anos até agora, para que façam Obras de requalificação nos Lotes 563/564 pois as Placas dos Quartos que saem para fora dos 2ºandares, quando caírem ou começarem a apresentar fissuras maiores das que já estão á vista, já será tarde demais, para além de vêr os vossos trabalhadores todo o santo dia sem fazer nenhum, pois passo todos os dias em frente onde costumam ter uma Zona de arrumação de material e sempre os vejo ali.

estou farto de reportar esta situação e até agora nada, nem respostas...

Muitas Obras para Inglês vêr não é Senhores Administradores da Gebalis

sempre quero vêr se fazem algo