26/01/2011

CML escolhe concorrentes ao monumento à República

In Público (26/1/2011)
Por José António Cerejo


«A escolha do projecto do monumento comemorativo da implantação da República, que a Câmara de Lisboa pretende construir na Av. da República, entra hoje na sua fase final. Por proposta do presidente da autarquia, António Costa, e da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, os vereadores deverão escolher esta tarde o lote de cinco concorrentes que serão convidados a apresentar os seus projectos para o monumento.

Os nomes dos seleccionados por um júri presidido por António Mega Ferreira não são ainda conhecidos, visto que o concurso público realizado para o efeito decorreu sob anonimato, e os envelopes com a sua identificação só serão abertos, pelo próprio júri, após a reunião camarária de hoje. O prazo de entrega das propostas terminou a 13 de Dezembro, tendo sido apresentadas pelo menos 23 candidaturas - isto porque uma das seleccionadas foi precisamente a que tem o número 23.

O lançamento do concurso foi aprovado pela câmara em Setembro e o objectivo da iniciativa camarária consiste em "perpetuar na memória colectiva a importância" do centenário da República, contribuindo para "a requalificação e respectiva vivência urbana do cruzamento entre a Av. da República e a Av. de Berna".

A autarquia mostra-se disposta a gastar 195 mil euros (mais IVA) com o projecto e concretização da obra, que será feita numa "ilha" de 37 por 20 metros, sobre o túnel da Av. da República, junto ao cruzamento com a Av. de Berna. Nos documentos do concurso diz-se que, "embora sofra de uma forte presença de veículos", o local situa-se "numa zona de privilegiada abundância de comércio, serviços e habitação e de grande dinâmica urbana". Os cinco seleccionados receberão cada um 5000 euros, a título de prémio de consagração.»

...

Espero, muito sinceramente, que o monumento não seja uma coisa do tipo daquela que "embeleza" a rotunda junto a Braço de Prata. Quanto à localização - no cruzamento da Av. República com a Av. Berna (julgo que no passeio nascente sobre o viaduto) - talvez fosse mais interessante colocá-lo no cruzamento com a Elias Garcia, defronte aos 3 prédios de Ventura Terra (um dos primeiros vereadores republicanos), que 3 sucessivos executivos camamarários entenderam por bem demolir, começando a sua demolição precisamente no ano do Centenário, um ano depois de bonita homenagem àquele arquitecto na Assembleia da República. Coisas.

Sem comentários: