03/06/2011

Urgência para a Ribeira das Naus, esplanadas só em 2013

In Público (3/6/2011)
Por Carlos Filipe


«A requalificação da Ribeira das Naus, em Lisboa, começa na próxima semana, depois de ontem ter sido formalizado, pela Sociedade Frente Tejo, concessão do piso térreo da ala nascente do Terreiro do Paço à Associação de Turismo de Lisboa.

A câmara, a quem foi cedido o imóvel, vai adiantar 2,5 milhões de euros para a empreitada, uma antecipação de receitas para a Frente Tejo pagar as obras na Ribeira das Naus. O início urgente dos trabalhos, para que não se percam fundos comunitários, levou a sociedade presidida por Biencard Cruz a antecipar parte do processo de concursos de planeamento e estudos para os trabalhos na Ribeira das Naus. Da mesma forma já prepara a reabilitação do arco da Rua Augusta.

A cedência do espaço e o protocolo da câmara com a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) foram actos contínuos, no espaço do torreão ocupado pelo Ministério das Finanças. A ATL irá gerir e concessionar uma área de 7000 metros quadrados, por 50 anos, ressarcindo a autarquia pelo adiantamento à Frente Tejo. O montante global é de 6,9 milhões de euros (ou 600 prestações de 11.500 euros).

Três restaurantes, lojas, uma livraria e um centro de interpretação da Baixa e esplanadas no exterior - como as que já existem na ala poente -, irão ali ser geridas ou subconcessionadas pela ATL.

Nos documentos ontem assinados, diz-se que há a possibilidade de se construir um posto de acostagem para levar os turistas pelo rio até ao Terreiro do Paço. A abertura das esplanadas demorará dois anos, prazo estimado pelo director-geral daquela associação, Vítor Costa. O líder da autarquia, António Costa, reafirmou que quer o Terreiro do Paço como terreiro do povo.»

2 comentários:

Anónimo disse...

este tira daqui, poe ali, com o dinheiro, oarece o jogo da bolha. Um dia rebenta...e quem paga somos nós.

Anónimo disse...

Acredito mesmo...

E, entretanto, a zona do Terreiro do Paço junto ao Arco da Rua Augusta está cada vez mais na mesma vergonha - ainda hoje lá passei e jurei para mim mesmo nunca por nunca votar nesta tropa fandanga que tal coisa admite.