01/07/2011

Associação quer voltar a fazer da Avenida da Liberdade um 'Passeio Público'

In Sol Online (30/6/2011)

«A recém-criada Associação Passeio Público quer voltar a trazer o movimento e vivência à Avenida da Liberdade, em Lisboa, recuperando o conceito de passeio público que aquela artéria da capital tinha no século XX.

Criada há três meses e já com 28 associados, entre lojistas como a Timberland e hotéis como o Tivoli, a Associação Passeio Público tem como objetivo "dinamizar a Avenida da Liberdade" e "voltar a fazer da avenida o passeio público: o sítio onde as pessoas vinham passear, ver arte, ir às compras", disse à agência Lusa a sua presidente, Maria João Baía.

Para concretizar o objetivo, a associação vai organizar vários eventos nos próximos meses desde feiras artesanais e de alfarrabistas, concertos, teatro ao ar livre ou exposições de arte na Avenida da Liberdade.

Outra das medidas que a associação pretende implementar é alargar o horário de abertura além das 19h: "Esta é a hora a que os funcionários saem do trabalho. Queremos que as lojas possam estar abertas até mais tarde para que as pessoas possam sair do trabalho e ir às compras na avenida", disse a responsável.

"No fundo queremos voltar a fazer da avenida a mais emblemática da cidade e torná-la num pólo de atração cultural para todos", salientou Maria João Baía.

A associação surge porque "a avenida estava com alguns problemas a nível de segurança e a nível de sem-abrigo", disse a também lojista, considerando que "a maneira melhor para os resolver é trazer movimento e pessoas para a rua".

"Na avenida onde existem lojas das mais prestigiadas do mundo coabitam grandes problemas. Isto quer dizer que alguma coisa não está certa. Houve alguma coisa que se perdeu. Foi o hábito de passear na avenida", considerou a presidente da associação, negando, no entanto, que a artéria "tenha sido esquecida".

A associação conta com o apoio da Câmara de Lisboa e das juntas de freguesia locais e espera ter outros apoios e novos patrocinadores para conseguir "um grande dinamismo" na artéria da cidade.

Lusa / SOL»

...

Um excelente iniciativa. Só é pena que não abranja outras áreas como a defesa do património edificado e cultural. Fica para a próxima...

2 comentários:

Luís Caetano disse...

Divulgado também no Blogue da Mobilidade Suave
http://mobilidadesuave.org/associacao-quer-o-regresso-do-passeio-publico/

Anónimo disse...

a avenida da liberdade, embora tivesse tentado, nunca foi um passeio publico. essa ambiência cosmopolita nunca existiu. devem estar a confundir com as ramblas...é que os lisboetas (e os portugueses) nunca tiveram, nem tem, esse habito de andar na rua, muito menos de passear.o estado de degradação dos espaços publicos é disso sintomatico...