04/05/2007

Pedido de explicações (*)


À Presidência da CML
Ao Sr.Vereador dos Espaços Verdes

No seguimento dos protestos já manifestados oportunamente pelos abaixo-assinados, serve o presente para questionarmos directamente a CML/Pelouro dos Espaços Verdes sobre o seguinte:

- Como é possível que o abate no jardim do Campo Pequeno preveja agora o abate de cerca de 200 árvores, e já não as 97 enunciadas há dias (recorde-se que há poucos meses eram para ser 54!)?

- Vai a CML continuar a abater, sem apelo nem agravo, plátanos e jacarandás (na sua grande maioria, aparentemente, sadias) até atingir o valor que segundo a Norma de Granada permita pagar a «requalificação»?

- Porque razão a CML não consultou o Laboratório de Patologia Vegetal "Veríssimo de Almeida", como devia, antes de iniciar o abate?

- Onde está o estudo dos serviços da CML que justificou o abate, que foi solicitado em tempo oportuno pelos abaixo-assinados, e até agora ainda não foi divulgado?

- Admitindo que algumas árvores estivessem doentes, não seria possível tratar esses especímenes e, no limite, abater apenas esses?

- E a opinião dos moradores, não interessa para a CML?

- Alguém consegue explicar como é possível derrubarem-se árvores junto aos prédios, onde nunca houve obras?

- Será a má concepção das saídas e entradas do parque de estacionamento a razão de ser do abate de muitas das árvores de grande porte?

- Serão os consecutivos entupimentos das grelhas de ventilação à superfície do Centro Comercial por folhas dos plátanos maiores da primeira coroa à volta da Praça de Touros, uma das razões para o abate?

- Qual a proveniência dos exemplares que serão plantados? Dos viveiros camarários?

Na expectativa de uma resposta, pelo menos dentro dos prazos, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Ana Sartóris, António Branco Almeida, Joaquim Afonso, Nuno Caiado, Nuno Valença, Odete Pinto e Tiago Figueiredo (Fórum Cidadania Lx)

Aline Delgado (Quercus Lisboa)

João Pinto Soares (Associação Lisboa Verde)

Manuela Júdice, Maria Adelaide Castro, Marta Loureiro, Su Nunes e António Nunes (moradores no Campo Pequeno)


(*) Nota enviada à CML e AML c.c. media

2 comentários:

Anónimo disse...

Caros,

depois do que ouvi ontem na declaração do Presidente Carmona... tudo, quase tudo está explicado nesta Câmara. É pura ignorância e incompetência e irresponsabilidade.

Um conselho ao Sr. Presidente: quando regressar a Inglaterra para ver "motos antigas" aproveite e vá ver como se vive na capital, Londres. Vá passear pelos seus jardins, imensos e belos jardins, veja as árvores nas ruas, nos passeios, e veja com muita atenção como os cidadãos vivem, faça chuva ou faça sol, a sua cidade. Lá nunca seria possivel ao Sr. Presidente Carmona cometer e permitir tantos erros em tão pouco tempo.

E na próxima declaração que fizer, por favor, se ainda respeita quem o elegeu, enumere também o que está errado, todos erros cometidos e não se desculpe com questões políticas, sim? Somos responsáveis pelos nossos actos. No fim de cada história, SOMOS TODOS SEMPRE INDEPENDENTES.

Francisco Costa

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.