12/09/2007

Em Lisboa cada vez mais, o verde é cada vez menos verde

Reclamei há dias junto da CML o facto de as zonas verdes e as ruas do bairro dos Olivais (Sul e Norte), não terem uma limpeza regular bem como se encontrarem (zonas verdes) bastante degradas. Note-se que esta reclamação vem em sequência de muitas outras que já fiz.
- fui contactado por um Sr. que é responsável pela limpeza no Centro dos Olivais que me disse :
- os espaços verdes (embora sujos) não são responsabilidade daquele serviço, pois apenas abrange as ruas e praças
- possuem apenas 3 cantoneiros (!!!!) para a limpeza de todo o Bairro
- não têm luvas para trabalhar ( e outras ferramentas) e até há pouco tempo tinham que levar papel higiénico para utilizar nos WC
- o vereador da CML responsavel pelos espaços verdes (Sá Fernandes???) "desviou" os jardineiros da edilidade para as zonas nobres da cidade e que por isso neste momento (desde há muito tempo) não tem uma equipe que zele por estas áreas (regar, cortar relva, semear as faltas, tratar de sebes e árvores)
- face ás pessoas que tem disponíveis, o único sitio que tem um cuidado continuo é o jardim perto da Igreja do bairro da Encarnação
- que não tem meios humanos que proporcionem um cuidado geral com os espaços públicos, com a grave anuência da Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente Rosa do Egipto
- que existem alguns espaços verdes na zona dos Olivais já a serem tratados pelos moradores (será que os nossos impostos só servem para luxos pessoais quer da CML, quer de titulares de orgãos do Estado?)

Face a tudo isto questiono :

- explicações plausiveis por parte da CML?
- será que só as "zonas nobres" da cidade merecem tratamento vip em detrimento das "zonas menos nobres" ?
- será que nós contribuintes temos que viver num espaço que se degrada a olhos vistos de dia para dia sem a mão daqueles que são eleitos?
- somos menos dignos na consideração dos eleitos do que á luz da Constituição da Republica Portuguesa?

Para consideração e reflexão de quem de direito.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lamento muito informar mas nem as "zonas nobres" nem as zonas "vip" escapam ao desleixo dos seus espaços públicos. Não é só a falts de cuidado por parte das Juntas de Freguesia e CML mas também, e como todos sabem, de todos aqueles que "usam" os espaços públicos, os nossos espaços "verdes" sem qualquer respeito.

Recordo o que aconteceu recentemente na Praça de Londres (onde me cruzei muitas vezes com as comitivas durante esta última campanha eleitoral para a autarquia e ninguém viu o cenário!): o jardim da placa central, para além do desleixo, pura e simplesmente secou! Morreu!

Após aa reclamações feitas por alguns moradores da freguesia, lá foram arrancar as plantas mortas, os bancos de jardim partidos, etc, etc... Enfim, é apenas um pequeno exemplo.

Anónimo disse...

As juntas de freguesia têm presidentes que são uns incompetentes. São os caciques mais pequeninos nos partidos. E são o pior que os partidos têm.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Mais cedo ou mais tarde, vai ter de se fazer, por cá, o que se faz em muitas outras cidades:

1-Moradores (ou empresas locais) que "apadrinham" espaços públicos e jardins.

2-Estive em cidades na RFA em que os moradores dos prédios são responsáveis pela limpeza dos passeios em frente deles.

3-Finalmente, o mais difícil:
Explicar às pessoas que o lixo não cai do céu: é gerado por elas.
Veja-se como Lisboa está atapetada de jornais gratuitos.